10 coisas que você NÃO deve fazer na aula de inglês

Se você faz aulas de inglês, seja em escola de idiomas ou com professor particular, independentemente do tipo de aprendiz que você é, vai achar útil essas dicas de 10 coisas que você não deve fazer durante sua aula.


1 - Usar o celular

Professores têm tentado aliar o uso do celular (internet e apps) às atividades em sala de aula com a intenção de tornar os exercícios mais atrativos. Contudo, é comprovado que o celular reduz muito nossa capacidade de concentração. Mesmo estando desligado ele já pode distrair você, imagine se aparecerem notificações na tela!


O ideal é mantê-lo guardado durante o período que estiver dentro de sala de aula.


2 - Ficar com dúvidas

Ter dúvidas é perfeitamente normal. Mesmo quando todo mundo parece estar entendendo, não ‘pague pra ver’, pergunte. Faça isso instantaneamente, pois se deixar para depois pode nem lembrar mais da questão e cometer erros.


3 - Mentir que entendeu

Mesmo depois da ‘teacher’ explicar duas vezes, você ainda não compreendeu. O que você faz? Mente.

Não faça isso! Peça outro exemplo, peça mais exercícios sobre esse tópico, pergunte se há algum vídeo que possa lhe ajudar a compreender melhor esse assunto... Só não minta, pois estará enganando a si mesmo.


4 - Ter medo ou vergonha de errar

Em uma aula de inglês, a intenção é praticar o máximo que conseguir, principalmente a fala, pois em que outro lugar você teria a liberdade de falar inglês com outras pessoas que também estão aprendendo e ainda poder tirar dúvidas com um professor?


A sala de aula é um território sem julgamentos e o professor está ali para lhe ensinar estratégias de pronúncia, regras gramaticais e dicas para não errar, mas para isso ele precisa lhe ver praticando, fazendo todas as atividades e falando inglês.


Quanto aos colegas, que atire a primeira pedra quem nunca errou.


5 - Perder a paciência consigo ou com os colegas

Ainda falando em errar, lhe digo que mais do que normal, errar é necessário. Já dizia o ditado popular: é errando que se aprende. Não desista. Aprender outra língua leva tempo e algumas coisas como gramática ou pronúncia podem ser bem complicadas (para uns mais que para outros).


Mas se você tiver facilidade e é seu colega que está sofrendo um pouco para entender algum conteúdo, nada de risos ou impaciência. Ao invés disso, o ajude. Você sabia que existe uma pirâmide do aprendizado e ela diz que a melhor forma de aprender é ensinando os outros. Veja a imagem abaixo:

Um exemplo real é que eu mesma, como professora, percebi que, assim que comecei a dar aulas, meu vocabulário em inglês mais do que dobrou e meus conhecimentos gramaticais aumentaram muito.


6 - Traduzir tudo

Não é difícil encontrar nas minhas aulas aquele que não pode ver uma palavra ou expressão nova sem jogar no Google. Mas essa não é a ideia. Ao aprender inglês é preciso ter em mente que algumas expressões ou construções do português não existem no outro idioma, por isso não faça comparações ou traduções literais. Busque entender o contexto e esteja aberto conviver com as diferenças.


7 - Falar português o tempo todo

Se a sala de aula é o único lugar que você encontra pessoas que falam inglês, por que você só fala português? Mesmo que seu nível seja iniciante, sempre há algumas frases simples que você pode usar. Veja esse post que pode lhe ajudar nisso: Como falar mais inglês já na primeira aula.


8 - Estimular bate-papo paralelo

Quando se estuda em turma, sempre há atividades para fazer em dupla ou em grupo, já na aula particular ficamos amigos do professor, então é fácil de se distrair falando sobre algo que viu na TV ou que aconteceu no final de semana (isso tudo em português!). Situações assim acabam com o planejamento dos professores e prejudicam o andamento das aulas.


A ideia é sempre tentar falar o máximo possível no idioma estrangeiro e não perder o foco falando de assuntos que não têm nada a ver com a aula.


9 - Abrir o livro só na aula

As aulas de inglês não estão rendendo como poderiam? Talvez você não está se dedicando como deveria. Não estudar em casa e não fazer as tarefas extraclasse vai arrastar seu desempenho para o fundo do poço. Como já disse, o contato com inglês precisa ser constante.

O ideal seria criar uma rotina de estudos para ter um momento de dedicação ao idioma todos os dias.


10 - Matar aula

Todo mundo, às vezes, tem de lidar com imprevistos ou uma rotina corrida cheia de compromissos, mas não se pode perder o foco. Não ter uma exposição constante ao idioma, fará o processo de evolução no inglês ser mais demorado. Faltando apenas uma aula você pode perder aquela explicação essencial que faltava. Então, pense bem antes de marcar o Chopp com os amigos ou o jantar com o namorado bem no dia da aula de inglês. Será que isso não pode ser reagendado para o fim de semana?


Você se identificou com algum desses erros? Está pronto para mudar alguns hábitos e arrasar nas suas aulas de inglês?


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão