10 profissões em que o inglês é fundamental

Atualizado: Abr 14

Você pode ter boas habilidades e muito talento, mas se não consegue se comunicar em outro idioma, você estará em desvantagem em muitas profissões.


Saber falar inglês já foi um diferencial, mas hoje é uma necessidade, principalmente se o seu objetivo é trabalhar em uma grande empresa. De acordo com a 51ª Pesquisa Salarial da Catho, pessoas com cargo de gerência que tem fluência no inglês podem ganhar até 60% a mais dos que não dominam o idioma.


Veja abaixo, 10 profissões que o inglês é indispensável:


1- Tradutor e interprete – Faz traduções de documentos, contratos, textos e filmes. As traduções podem ser feitas simultaneamente ou em partes, por isso, é importante que o profissional tenha pleno domínio do vocabulário, das gírias e da gramática do idioma que está realizando a tradução. Existem cursos de especialização para áreas específicas.



2- Piloto de avião - Para ser piloto é necessário dedicação e cursar a escola de aeronáutica para a qualificação e treinamento específicos. O inglês é exigido em todas as etapas, pois muitos procedimentos seguem padrões americanos.



3- Engenheiro - Companhias como a Petrobrás, Embratel e outras multinacionais oferecem boa parte das oportunidades no ramo e é possível alcançar posições hierárquicas que lhe trarão ótima remuneração.É preciso fazer curso superior, falar inglês e participar dos processos seletivos rigorosos.



5- Médico - Os pesquisadores nem se perguntam mais em qual língua irão publicar seus estudos! Um dos setores em que a língua inglesa se impõe cada vez mais é o setor da saúde. E não é ‘apenas’ para poder assistir a séries como House ou Grey´s anatomy. Hoje é possível trabalhar em qualquer lugar do mundo, com trabalhos humanitários, como o realizado pela ONG ‘Médicos Sem Fronteira’. Sem mencionar congressos internacionais.


6- Esportista - No ano passado, durante as Olimpíadas do Brasil, vimos claramente a importância da fluência em inglês na carreira esportiva. O atleta pode competir em campeonatos internacionais e disputar bolsas para treinar ou estudar em universidades no exterior.



8- Cientista ou professor acadêmico - Quem se dedica a área acadêmica está sempre participando de palestras e congressos internacionais, muitas vezes em inglês. Além disso, ao publicar trabalhos ou artigos, você precisará de um resumo ou uma tradução para esse que é o idioma internacional.


9- Agente de viagens – Este profissional é, em geral, responsável pelo planejamento, divulgação e promoção de viagens. Em agências de viagens, sites turísticos ou até organizando exposições e congressos, é preciso dominar o inglês, pois é frequente o contato com companhias internacionais, hotéis e turistas estrangeiros.


10- Administrador – Há alguns anos, falar inglês era um grande diferencial competitivo, mas hoje já no processo de seleção para estágio, falar a língua é básico! Note que o nome da função é em inglês: programa de trainee. Nesta profissão, as oportunidades são várias, dependendo do ramo: viagens, cargos superiores, vagas em outros países, etc.


Lembrando que tão importante quanto saber falar um segundo idioma, é essencial você dominar a língua portuguesa, sem erros grotescos e embaraçosos na fala ou na escrita, independente de sua área de atuação.


Leia também esse post: 10 sinais de que chegou a hora de investir em um curso de inglês.


Você lembra de mais alguma profissão que exija conhecimento em língua inglesa? Comente.


See you!


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão