5 de Mayo: curiosidades dessa data Mexicana

Cinco de Mayo é o aniversário da Batalha de Puebla, nome de um estado mexicano. A luta que ocorreu entre o México e a França em 5 de maio de 1862 é feriado cultural importante.

Tudo começou como lembrança de uma vitória militar, mas hoje em dia, a festa cresceu e tornou-se uma celebração da herança latina e é comemorado também em outros países, com grande popularidade nos EUA. Trouxemos algumas curiosidades que contam um pouco mais sobre essa data:


O motivo foi uma dívida

Tudo começou quando o México deixou de fazer pagamentos de sua dívida externa para a França em 1861. Aí Napoleão Bonaparte enviou 6.000 soldados franceses para o México para cobrar a dívida. Os mexicanos, mesmo em menor número conseguiram matar muitos franceses e fizeram o restante recuar de Puebla para a costa do Golfo do México. Eles deviam ser bons de briga!


A Batalha de Puebla é reencenada

Anualmente, a Batalha de Puebla é recriada: há soldados, as mulheres dos soldados, espadas e tiros de fuzil soam... quem vence já sabemos. É um espetáculo bonito que homenageia a todos que participaram da batalha.


A festa é maior nos Estados Unidos do que no México

Apesar de ter muitas comemorações na região de Puebla, 5 de Mayo ganhou força nos Estados Unidos por causa do Chicano (movimento mexicano americano) desde a década de 40, com o grande número de imigrantes mexicanos no país. Descendentes latinos se unem para fazer desfiles, dançar, cantar, comer e muito mais.


A maior festa do mundo é na California

Todo ano, 24 quarteirões do centro de Los Angeles criam espaço para o evento chamado Festival de Fiesta Broadway. A grande festa acontece geralmente no último final de semana de abril e oferece aos milhares de participantes música ao vivo, um desfile enorme, com pelo menos meio milhão de foliões que festejam com músicas patrióticas, margaritas e carros alegóricos coloridos.


Abacates

Segundo a Comissão Californiana do Abacate, mais de 81 milhões de unidades da fruta são consumidas na data, graças à demanda no 5 de Mayo pela guacamole.


Corrida de Chihuahuas

Algumas festas 5 de Mayo, em North Carolina e Arizona, têm como principal atração a corrida de Chihuahuas. Os cães competem por prêmios pagos em ração. E quem não tem um Chihuahua pode participar de competições de quem come mais tacos ou quantas pimentas come sem chorar (ou explodir).


Gostaria de participar das comemorações de cinco de maio? Quer saber curiosidades sobre alguma outra data? Comente.


¡Hasta pronto!




© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão