É tão novinho...será que criança aprende?

Atualizado: Jan 29


Sou professora de língua inglesa há mais de 10 anos e minha experiência com crianças começou há 3 anos atrás. Desde então, quando digo que dou aulas para crianças a partir de três anos de idade, as pessoas me olham com cara de espanto e dizem: "Mas eles aprendem alguma coisa assim tão novinhos?".

Quando criança, a facilidade para assimilar o conteúdo estrangeiro é muito maior e a disponibilidade de tempo para estudo é muito maior. Além disso, as aulas são pura diversão, com jogos, vídeos, estorinhas, brinquedos, culinária, muita música e movimento.

Nesta fase, quando ainda não estão alfabetizados, os pequenos aprendem por repetição e uso da linguagem. Cada aula tem uma rotina, pois os pequenos precisam saber o que irão fazer e precisam ter uma noção de tempo durante a aula. Quando digo rotina, quero dizer:

​​1º- Cantar a música do hello. Existem várias versões e eu opto por inovar a cada ano. Quando entro na sala e digo: Let's make a circle? E os pequenos já se posicionam, pois sabem que irão cantar e dançar.

2º- Eu digo: Sit down. Nessa hora todos sentam e aguardam para saber o que irão aprender naquela aula. Aí é feita a apresentação do novo vocabulário. Flashcards (figuras), videos, livros, objetos ou brinquedos, dependendo do assunto.

3º- O próximo passo é uma atividade de fixação. Dependendo do conteúdo, essa atividade pode ser um desenho para colorir e falar sobre o que está pintando (colors, animals, etc.), ou uma brincadeira envolvendo o vocabulário aprendido.

4º- Cantar e dançar a música do goodbye. E então todos sabem que a aula acabou.

O vídeo abaixo mostra um pouco de como são as aulas na Skylimit idiomas. Confira!

Me surpreendo com os resultados imediatos a cada aula e estou sempre me aperfeiçoando e estudando sobre o assunto, pois é gratificante ver as crianças aprendendo tão naturalmente. Pais e mães de alunos me abordam para me contar que os filhos cantam a música do hello ou que eles sabem dizer todas as cores em inglês e isso é impagável.

Portanto, a resposta é sim! Mesmo tão jovens, eles aprendem muuuuito! Estimule seu filho a estudar inglês e se quiser algumas dicas, leia também este post aqui.

See you!

© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão