Espanhol: aprenda o artigo neutro

    Atualizado: Jan 22


    Para um falante de português, aprender espanhol é algo como andar por um caminho familiar, semelhante nas generalidades, mas diferente quanto aos acidentes. Daí a reserva que se deve ter na abordagem do idioma, pois a negligência das diferenças costuma causar frustação, sintetizada na já clássica frase, muitas vezes ouvida: “Puxa, pensei que fosse mais fácil!"

    Sendo considerados idiomas distintos, é natural esperar que haja também semelhanças fundamentais. Uma delas é o artigo neutro, representado em espanhol pela forma "Lo". A dificuldade aparece porque, em português, o neutro e o masculino estão confundidos no artigo masculino "O". Para evitar sinuosidades gramaticais, vamos expor de forma mais simples. Veja:

    O melhor companheiro é Paulo

    O melhor é ser companheiro de Paulo.

    Note que na primeira frase se estabelece que Paulo é o melhor companheiro; na segunda, que aquilo que é melhor é ser companheiro de Paulo, não referindo-se a alguém, mas a algo. Esta última representa o neutro. Agora, as mesmas frases, em espanhol:

    El mejor compañero es Pablo.

    Lo mejor es ser compañero de Pablo.

    Veja, então, que o espanhol distingue o neutro com uma forma própria, "Lo". O problema é que, o neutro e o masculino estão fundidos na mente de um falante do idioma lusitano e separá-los, pode ser um pouco penoso. Isso porque além de precisar distinguir os conceitos, é induzido pelo substrato português, por dedução que parece lógica, a traduzir "O" por "Lo" e pronunciar coisas como “lo amigo”,”lo Hermano” etc.

    A primeira regra é nunca referir-se a um substantivo com o neutro, pois não existem substantivos neutros, eles serão sempre ou masculinos ou femininos.

    Veja outro exemplo onde o artigo masculino, "El" e o neutro "LO" são aplicados na mesma frase e em que os dois masculinos se referem, respectivamente, ao próprio personagem que fala e ao professor; e o neutro a aquilo que é melhor.

    ¡El mejor alumno soy yo y lo mejor de la classe es el profesor! (O melhor aluno sou eu e o melhor (a melhor coisa) da aula é o professor.)

    E aí, gostou da dica? Deixe-nos seu comentário.

    ¡Hasta la vista!


    © Skylimit Idiomas [email protected]

    Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

    Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

    Inglês | Espanhol | Alemão