Atividades para aprender idiomas rápido

Atualizado: 17 de Dez de 2019


Quer ou precisa aprender um idioma rapidamente? Você já estudou um pouco do idioma mas desistiu de continuar? Eu posso afirmar que, para aprender um idioma de maneira rápida, precisa haver dedicação e persistência.

O primeiro passo é descobrir que tipo de aprendiz você é, para isso, leia este post bem legal do nosso blog: Aprendizagem: que tipo de aluno você é?

Então, se você é um aprendiz visual, o ideal é usar uma metodologia com material ilustrado contendo imagens, exemplos, definições, exercícios gramaticais de fixação. Faça muitas anotações, mas não deixe de ouvir áudios associados com os conteúdos.

Agora, se você gosta de vídeos e música e não tem muita paciência para ler e escrever, você, com certeza é um aluno auditivo. Aproveite a internet para estudar e treinar seu ouvido com áudios no idioma que você quer aprender. Ouça podcasts e cante músicas internacionais. E no seu curso de idiomas, pratique bastante com os áudios e vídeos do seu material didático. Os alunos aqui da Skylimit idiomas, por exemplo, podem ver dicas bem úteis nesse post: Como usar os recursos de áudio do seu material.

Mas talvez você seja um aprendiz sinestésico, aquele que precisa entender o conteúdo na prática ou com a mão na massa. Por isso, a dica é estar sempre em movimento: encontre professores que ministrem aulas dinamicamente, com alternações no tom de voz, que se movimentam bastante, que andam para lá e para cá na sala de aula, etc. Busque aulas externas, aulas com culinária, experiências, dança...

Pronto, agora é só deixar os medos e a preguiça de lado e criar uma rotina de estudos diária. Quanto mais frequente o seu contato com o idiomas, mais rápido alcançará seus objetivos, como já mencionei nesse post: Quanto tempo leva para aprender inglês?

Aqui abaixo listamos uma série de maneiras para praticar o idioma estrangeiro. Confira:

Assista filmes e séries no idioma de interesse.

Em um primeiro momento, assista ao filme no idioma original, com a legenda em português. Assista ao filme pela segunda vez, agora com a legenda no idioma original. Pela terceira vez, assista o filme no idioma de interesse sem legenda, prestando muita atenção nas frases, associando com as imagens e situações.

Cante ou ouça podcasts.

Uma dica é buscar o título da música no Youtube seguido da palavra lyrics. Sua música irá tocar com a letra e você poderá cantá-la quantas vezes quiser. Esta é uma ótima maneira de praticar a pronúncia fazendo com que a fluência oral no idioma melhore significativamente. Cante todos os dias.

Já os podcasts permitem que você aproveite melhor aqueles momentos ociosos do dia (no engarrafamento, na fila de espera, durante os afazeres domésticos, etc.). Se você ainda não usa esse recurso, leia o nosso post Podcasts: treinando idiomas sem tédio.

Utilize aplicativos.

Existem vários aplicativos free que podem ser instalados em seu telefone. Um deles, e que eu recomendo, é o Duolingo, mas existem vários outros, como pode ver nesse post aqui: Gamefication – estímulo para aprender idiomas mais rápido.

Ouça o conteúdo do seu material didático.

Esta parece uma atividade qualquer, mas com uma frequência diária, pode tornar-se muito útil em se tratando de treinar seu entendimento. E das quatro habilidades, esta é sem dúvida a mais importante, pois para conseguir comunicar-se é preciso entender o que seu interlocutor vai dizer.

Ler um livro ou revista.

Para quem gosta de ler, esta é uma atividade muito boa para adquirir vocabulário e desenvolver sua criatividade e inteligência cognitiva. Não pense que é preciso saber todas as palavras e mesmo que você ainda tenha um nível bem básico da língua, há livros e revistas específicos para quem está aprendendo o idioma.

Espero que as dicas acima tenham sido úteis para você. Diga nos comentários qual a sua atividade favorita.

See you!


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão