Atividades e brincadeiras que estimulam o inglês em casa

Aprender inglês ainda na infância é ótimo, como já falamos no post Benefício de estudar inglês desde cedo. E quando se está aprendendo uma segunda língua o ideal é estar em contato ao máximo com o idioma, seja qual for a idade. Pensando nisso, selecionamos algumas atividades e brincadeiras para lhe ajudar a proporcionar esse contato para seus filhos pequenos.


Ler histórias em inglês

A contação de histórias é uma prática muito prazerosa que ajuda a melhorar a capacidade de concentração e de audição das crianças. Sem falar que elas estimulam a curiosidade, criatividade e o interesse pela leitura, além de proporcionar um momento divertido ao contar e interpretar histórias.


Se você não tem acesso a livros em língua inglesa, selecione histórias ou contos populares e os conte em inglês. O importante aqui é a criança imaginar a história e ouvi-la, para que ela possa assimilar e aprender novas palavras. Leia também: 3 histórias em inglês para crianças.


Ouvir e cantar músicas

A música é uma linguagem universal que ajuda a memorizar o som das palavras e ampliar o vocabulário. Para praticar, acesse o Youtube ou Spotify e cante canções infantis conhecidas como: “ 5 little ducks” ou “The ABC Song”. Além da pronúncia, as habilidades de compreensão auditiva também estão sendo desenvolvidas.


Veja esse posts: Playlist para criança aprender inglês


Para os mais grandinhos, uma brincadeira superdivertida é “musical chairs” – dança da cadeira. Experimente brincar ouvindo músicas em inglês! Tenho certeza que as crianças irão se divertir muito.


Brincar de Hide and seek (esconde - esconde)

Quem nunca brincou de esconder, não é mesmo? E que tal brincar contando em inglês? Isso mesmo, na hora da brincadeira fale os números em inglês, inicie com você contando e vá estimulando o seu filho a te imitar. Assim, vocês estarão brincando e aprendendo juntos!


Leia mais nomes de brincadeiras em inglês nesse posts: Let's play? Brincadeira de criança em inglês.

Assistir vídeos e filmes

Com Youtube e o Netflix Kids ficou ainda mais fácil selecionar conteúdo adequado para os pequenos. Como as crianças pequenas ainda não acompanham as legendas, os diálogos não podem ser muito extensos.


Uma dica são os vídeos musicais de canais infantis. Temos várias sugestões nesses posts: Vídeos para aprender os animais em inglês e Canais do Youtube para mostrar ao seu filho


Momentos como esses estimulam o progresso de diversas habilidades intelectuais, facilitando a compreensão, comunicação e o desenvolvimento do raciocínio infantil. Além de, claro, ser um momento saudável e prazeroso junto da família!


Espero que tenham gostado dessas ideias. See you!



© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão