O que é melhor: aula em grupo ou individual?

Atualizado: 17 de Dez de 2019


Quando se trata de aprender um novo idioma, as pessoas têm certa insegurança, medo ou vergonha de falar na frente de desconhecidos, pois cometer erros pode ser bem constrangedor.

Por isso, é muito comum existirem dúvidas sobre a modalidade mais adequada para aprender um novo idioma: aulas particulares ou em grupo.

Há vários pontos a serem analisados na hora de definir a melhor opção. Vejamos alguns deles:

Flexibilidade de horários

Muitos acabam preferindo aulas particulares, pois é mais fácil adaptar os horários do curso à sua rotina pessoal, além disso, quando houver um compromisso, é possível remarcar a aula com antecedência, sem que se perca o conteúdo dado.

Em turma, o horário das aulas é pré-definido conforme a disponibilidade de todos e em caso de faltas, é importante recuperar o conteúdo e carga horária em outro horário ou turma do mesmo nível, sempre que possível.

Objetivos

Para quem já tem um objetivo específico, como uma viagem a trabalho, por exemplo, as aulas individuais podem ser personalizadas, com atividades direcionadas para as necessidades de cada um.

Entretanto, se seu objetivo for aprender um idioma para viagens a passeio, ou conseguir uma vaga melhor de trabalho, o mais indicado é o curso em turma, pois esse geralmente aborda temas diversos, para que o aluno se comunique em diferentes contextos: desde situações em restaurantes, lojas, aeroportos ou até falar de si e de outros.​

Interação para a prática oral

Na metodologia da Skylimit idiomas, as aulas em grupos proporcionam total interação entre os alunos e os professores, através de trocas de experiências, o esclarecimento de dúvidas, exercícios de perguntas e respostas, dramatizações e jogos.

Aulas assim são mais divertidas, têm maior carga horária e são sempre mais dinâmicas, pois os alunos e professores acabam criando vínculos de amizade, o que estimula o aprendizado.

Há quem diga que as aulas individuais também podem ser descontraídas, pois tem muita conversação, mas isso exige um pouco mais das habilidades comunicativas de aluno e professor. Pense nisso: o que inibiria os mais tímidos, contaria pontos para aqueles que perdem o foco com distrações.

Custo X Benefício

Em uma escola de idiomas, o preço das aulas particulares é sempre mais alto do que em grupo, pois o aluno tem a atenção exclusiva do professor e uma sala de aula só para ele. Nas aulas em turma em uma escola, os custos são diluídos pelo número de alunos na sala.

Um professor particular, que trabalha como autônomo na própria casa, ou atende a domicílio, sem precisar arcar com uma estrutura de escola, pode oferecer preços mais baixos, mas a estabilidade financeira de uma escola permitirá melhores formas e condições de pagamento aos clientes.

Portanto, quando decidir fazer um curso de idiomas, analise com calma todos estes aspectos antes de efetivar a sua matrícula. Sempre questione o que lhe prometem, fazendo uma aula demonstrativa ou falando com alguém que já estuda lá, assim fica mais fácil escolher o tipo de curso que mais combina com você.

Até mais!

© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão