Aulas online ou presenciais - Dicas para manter o foco

Tem dias que parece que a gente não consegue se concentrar na aula, né? Mesmo que você seja um bom aluno, nos dias de hoje há muitas coisas que buscam desviar a sua atenção na hora de estudar, isso é normal. Seja no colégio ou na aula de inglês, seja no modo presencial ou online, o ideal é que você fique focado para otimizar seu rendimento e aprender mais.


Por isso, o post de hoje é para lhe ajudar a eliminar (ou evitar) as distrações e aproveitar ao máximo as suas aulas!


Em aulas presenciais

As distrações em sala de aula podem englobar várias coisas, longe ou perto de você. Se você é daqueles que fica vendo o que a galera está fazendo lá fora, peça para a sua professora ou seu professor mudar você de lugar longe da janela. Sentar à frente da sala também pode ajudá-lo a manter a atenção.

Se tem aquele colega que gosta de conversar bastante, é inquieto e lhe atrapalha, afaste-se. Mesmo que ele seja seu melhor amigo, tenha em mente que vocês têm todo o tempo do intervalo para colocar a fofoca em dia!

Tenha tudo que precisa por perto, mas seja organizado. Lápis, borracha, livro caderno devem ficar sobre a sua mesa, mas outros apetrechos e o celular podem ficar desligado na mochila, certo? Isso evita a curiosidade, caso chegue, por exemplo, uma mensagem de whatsapp.

Mantenha o foco no professor durante a aula. Faça anotações e perguntas sobre a explicação, pois isso ajuda na compreensão e, no caso das aulas de idiomas, aumenta seu tempo de prática e melhora seu desempenho na fala. Lembre-se sempre: a aula é o momento de tirar todas as suas dúvidas.

Nas aulas online

Se as suas aulas forem pela internet, as dicas são semelhantes, mas deve se preocupar com alguns detalhes extra. Além do livro e caneta, tenha por perto o carregador do seu computador, ou veja se ele tem bateria o suficiente para durar até o fim da aula! Teste o áudio, pegue uma água e nada de atrasos!


Muitas vezes o celular vai estar por perto, mas você pode desativar as notificações ou deixá-lo desligado durante o tempo a aula. (Afinal, são só alguns minutos!)

Prefira fazer as aulas em um cômodo com uma boa conexão de internet, para ter certeza de que não vai 'cair' bem no meio de alguma atividade ou explicação. Esse local deve ser o mais silencioso e tranquilo possível. Feche a porta e desligue a TV. Seu foco deve ser 100% na tela do computador.


E se você for aluno da Skylimit, aqui vão algumas dicas extra:

  • Tenha sempre seu material durante as aulas, isso é essencial para acompanhar e fixar melhor o conteúdo;

  • Acompanhe as postagens do nosso blog e Youtube, pois lá há diversas explicações adicionais;

  • Não deixe de fazer o homework, pois isso garante que você fique melhor preparado para a sequência das aulas e dobre o aproveitamento do curso;


O que achou dessas dicas? Espero que você coloque tudo isso em prática e melhore seu desempenho durante as aulas.


See you!


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão