Avaliação da aprendizagem: como saber se os filhos estão aprendendo inglês?

Atualizado: 17 de Dez de 2019


É comum ouvir dos pais de alunos do Curso Toddlers e Kids aqui na Skylimit idiomas que eles não conseguem avaliar o desempenho dos filhos com relação ao idioma que estão estudando. Alguns pais se cobram ou questionam seus filhos com perguntas como: “O que ele está fazendo errado?”, “Será que escolhi a melhor escola de inglês?” ou “Será que posso fazer algo para ajudar meu filho nos estudos?”, “Como vou saber se ele tem dificuldades?”.

Muitos pais se frustram antes mesmo de conversar com a professora ou com a coordenação pedagógica da escola; concluem que os filhos não estão aprendendo e interrompem as aulas deles. Então, com esse post queremos auxiliar pais e filhos melhorando a avaliação e o desempenho na aprendizagem no curso de inglês. Continue lendo e saiba como fazer isto.

Não faça perguntas, mas preste atenção:

Crianças não aprendem idiomas, elas adquirem uma nova língua. Elas se dispõem a aprender inglês sem perceber que estão ‘estudando’, diferente de adultos ou adolescentes. Por isso, seu filho talvez não irá responder se você perguntar: “O que você aprendeu hoje?”

Ao invés disso, observe quando ele brinca, sozinho ou com amigos, e pergunte quais cores ele lembra em inglês ou peça para ele contar os brinquedos em inglês. Quando estiver navegando na internet, questione se ele assiste vídeos em suas aulas de inglês e assistam juntos. Se você fala um pouco de inglês, faça perguntinhas básicas ou dê comandos simples e perceba se ele está compreendendo. Mas tudo tem que ocorrer naturalmente, de forma sutil e tente tornar isso, um hábito.

Para isso, é super importante fortalecer a parceria com a escola, buscando saber o que seu filho está fazendo em aula para poder interagir melhor com ele. Com certeza a equipe pedagógica terá dicas preciosas para lhe passar.

Esteja atento às dificuldades:

Crianças que ainda não escrevem sabem imitar a pronúncia e recriam as regras gramaticais elas mesmas. Crianças não pensam que falar inglês, por exemplo, é difícil, a menos que eles ouçam isso de algum adulto, que muitas vezes comenta que estudou inglês de maneira bem tradicional.

Contudo, já nessa fase é possível perceber quando o aluno está com dificuldades no aprendizado. Abaixo algumas das dificuldades mais comuns nas aulas de inglês entre os alunos até 6/7 anos:

-Ter antipatia pelo idioma ou não querer aprender;

-Trabalhos incompletos ou com muitas rasuras;

-Ter dificuldade para lembrar das novas palavras em inglês;

-Ter dificuldade de pronunciar as palavras;

Estar atento a esses 'sintomas' pode ajudar nas mudanças do desempenho dos seus filhos nas aulas de inglês.

Esteja presente nesse processo de aprendizagem:

Sempre estimule seus filhos assegurando que ele tenha apoio, faça com que ele se sinta mais confortável e motivado, pois sabendo que tem alguém apoiando sua aprendizagem, vai sentir-se mais engajado nas aulas. Tente tornar este hábito parte da rotina familiar.

Auxilie seus filhos na tarefa de casa, se não houver, reveja com eles o que foi feito em aula ou busque mostrar a eles algum conteúdo sugerido pela escola ou mesmo algo que já foi estudado há mais tempo.

Motive seus filhos:

Para uma criança estar motivada, ela precisa de atividades divertidas e sem stress. Descubra o que seus filhos gostam e tente relacionar com o inglês. Assista filmes, vídeos, ouça músicas ou jogue games. Mesmo que o vocabulário seja complicado, eles irão gostar de ser desafiados e isso os estimulará bastante.

Quer saber mais dicas para ajudar no aprendizado do seu filho? Que tal assinar nossa newsletter?






Fonte: http://www.cambridgeenglish.org/learning-english/parents-and-children/information-for-parents/tips-and-advice/how-children-learn-languages/

https://www.teachingenglish.org.uk/article/kids-learning

https://learnenglishkids.britishcouncil.org/en/helping-your-child/how-children-learn


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão