Benefícios do teatro no aprendizado de línguas

Atualizado: Jul 27


Não é de hoje que atividades de interpretação e teatro fazem parte das ferramentas de ensino dos professores de línguas. A maioria das pessoas compreende que essas dinâmicas ajudam na hora de praticar um segundo idioma, mas este post é para falar de alguns dos benefícios do teatro nas aulas de língua estrangeira.

Há inúmeras vantagens em trabalhar a atuação em sala de aula. Atuar é imitar a vida real, por isso a linguagem é similar à cotidiana, com interrupções, mudanças de tom e até erros. Mesmo seguindo um script é permitido substituir palavras por sinônimos ou mesmo improvisar quando esquecer o texto. Além disso, na vida real pessoas gesticulam, usam expressões faciais, linguagem corporal para se comunicar de forma eficaz.


Abaixo listamos alguns dos benefícios desse tipo de atividade em relação ao aprendizado de língua estrangeira:


Aumenta a autoconfiança: se apresentar para o público estimula a autoconfiança dos alunos em relação as suas habilidades em qualquer situação e isso refletirá na vida real.


Estimula a imaginação: criar personagens em situações inusitadas, em outro período de tempo, outra cultura, onde tudo é possível... Nessa hora, criatividade é mais importante do que conhecimento!


Cria o espírito de equipe: desde a combinação de ideias para o script, o melhor dia para os ensaios, decidir os figurinos, ajudar os colegas a decorar as falas... O trabalho em equipe é essencial.


Trabalha a concentração: atuar demanda foco, disciplina e concentração, como em qualquer atividade que realizamos na escola ou trabalho.


Aumenta as habilidades de comunicação: em uma peça teatral, o aluno usa comunicação verbal e não-verbal para expressar o quer dizer. Isso beneficia a pronúncia, articulação e projeção das palavras em qualquer idioma.


Aceitam melhor os erros: todos cometemos erros e isso não tem problema! É errando que se aprende, já dizia o ditado. Graças aos erros, os alunos irão estudar mais e desenvolverão a habilidade de improvisar.


Motiva a aprender mais: muitos alunos (especialmente os mais jovens) estão aprendendo um segundo idioma porque seus pais os obrigam. Muitos não têm perspectivas de viajar para o exterior e o futuro para eles ainda está muito distante e abstrato. Porém, quando os alunos ensaiam para uma peça, eles têm claro seu objetivo: estão ensaiando para mostrar o que sabem na frente da plateia. Isso faz com que eles se sintam motivados e consequentemente eles aprendem mais rápido e melhor.


Vivemos em um mundo globalizado onde o conhecimento de uma língua estrangeira é quase obrigatório. No caso do inglês, é quase impossível evitar (em filmes, propagandas, internet...). Outros idiomas já fazem parte do nosso dia a dia, mesmo que não saiamos do nosso país. Isso quer dizer que os alunos precisam estudar um segundo idioma, não porque está no currículo, mas sim porque vêem significância para sua vida no futuro. Alguns ainda não conseguem perceber tudo isso sozinhos, aí que entra a escola, encorajando os alunos e promovendo as mais diversas formas de exposição ao idioma estrangeiro.


A Skylimit idiomas tem a tradição de promover grandes eventos teatrais envolvendo alunos e pais. Recentemente, os alunos dos cursos Kids e Teens de inglês apresentaram o espetáculo English Around the World, no qual cada grupo apresentou uma situação em algum país do mundo: em um restaurante em Nova York, em um shopping na Inglaterra, em um café no Japão, na Oktoberfest na Alemanha... Confiram algumas imagens do resultado desse belo trabalho.


Para ver mais desse e de outros eventos, siga @skylimitidiomas nas redes sociais. Quer saber mais sobre a metodologia da Skylimit? Clique aqui.


See you!


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão