Perguntei para os gringos: como é o Dia dos Namorados no seu país?

Você já se perguntou alguma vez como é comemorado o Dia dos Namorados nos outros países? Como será que são os costumes? Será que é no mesmo dia que o nosso? Será que tem o mesmo nome? Bom, eu não só me perguntei, mas também pesquisei e fui indagar meus amigos estrangeiros e olha só o que eles disseram.


Martina, da Itália disse: ‘‘Temos San Valentino no dia 14 de fevereiro, mas muitos casais não o comemoram. Digamos que para nós italianos não é um dia importante, quem o comemora geralmente vai jantar em um restaurante, mas nada mais.’’


Por que Valentine's Day é em fevereiro?


Descobri que lá na Itália, o dia se festeja também com familiares e amigos. É comum trocar mensagens do tipo auguri di san valentino (saudações do Dia dos Namorados ), ti voglio bene (te amo) ou amico mio, buon san valentino (Amigo, feliz São Valentim) juntamente com uma caixinha de bombons, por exemplo.

Nos Países Baixos essa data é conhecida como Valentijn’sdag e Sanne, minha amiga falou: “Aqui não é uma grande coisa, é mais para propósitos comerciais. São criadas comidas e bebidas diferentes, por exemplo, o Starbucks tem chocolates quentes especiais e descontos e outros restaurantes e lojas de roupa também fazem promoções. As pessoas que estão em um relacionamento na maioria das vezes costumam sair, mas não é algo tão grande como nos Estados Unidos.’’


Como pedir um café no Starbucks.

Na Colômbia, o dia é chamado de Día del Amor y la Amistad, mas a data muda para o terceiro sábado de setembro variando o dia a cada ano. Esse dia foi escolhido por iniciativa dos comerciantes em 1969, pois fevereiro era um mês mais focado à temporada escolar, o que fazia com que fossem vendidas poucas rosas e chocolates. E olha que legal: o nome Día del Amor y la Amistad foi escolhido para que quem não tivesse um par romântico não ficasse triste, podendo assim, celebrar e presentear os amigos também. Outra curiosidade é que os colombianos costumam brincar de Amigo Secreto nesse dia.


Aprenda apelidos super fofos em inglês.


Na Argentina diz-se Día de San Valentín ou também Día de los enamorados (Dia dos apaixonados - lindo nome!) e em todos os países de língua inglesa se fala Valentine’s Day. Beth, que mora na Inglaterra disse: ‘‘É celebrado mostrando amor para outra pessoa. Enviando flores e cartões e chocolate. Às vezes as pessoas celebram tendo uma refeição romântica em um restaurante ou com uma viagem de final de semana.’’ Achei super clichê.

Victor, México contou: "A gente compra flores para a namorada e janta em algum restaurante. Compra chocolate ou algum presente e os meninos escrevem cartas para a namorada ou alguma menina que eles gostam."

Em resumo, descobri que não importa onde, as comemorações do Dia dos Namorados são bem parecidas: vem de uma história religiosa, mas virou comercial. Ainda ficam algumas dúvidas sobre os costumes asiáticos e orientais. Qual será o país mais romântico? Você sabe algo sobre a cultura desse dia em algum outro lugar? Conte para nós nos comentários!


See you!


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão