Como estudar para exames de proficiência?

Atualizado: Jun 30


Quando você precisa realizar uma prova de proficiência em língua estrangeira, uma coisa é certa: você precisa dominar o idioma. Parece desnecessário mencionar isso, mas muitas pessoas acreditam que com um conhecimento básico ou intermediário poderá "apostar na sorte”, mas não funciona bem assim.

As provas de proficiência são desenvolvidas para averiguar sua fluência nas diferentes habilidades da língua: leitura, fala, escrita e compreensão auditiva. Ou seja, se você não conhecer verdadeiramente o idioma para o qual prestará o exame, fica difícil fingir que entende ou que sabe falar e escrever frases coerentes.


Possuindo um bom nível de conhecimento, vamos para o segundo ponto-chave: o tempo.

As provas de proficiência possuem tempo padrão para cada uma de suas etapas, e você precisa estar preparado para trabalhar sob pressão. Textos e áudios longos seguidos de questões sobre interpretação e vocabulário costumam fazer parte desse tipo de prova.


Como se preparar? Muito treino!

Utilize provas anteriores - Na internet existe muito material para qualquer exame que você pretenda prestar). Desenvolva uma rotina de solução de provas cronometrando o seu tempo. Você perceberá que quanto mais exercitar esta habilidade, mais rápido ficará, afinal, seria bem frustrante possuir fluência e acabar indo mal na prova por não ter tido tempo suficiente para solucioná-la, não é mesmo?


Estude o vocabulário - Tanto em questões de interpretação quanto gerais, costumam avaliar os conhecimentos do candidato nessa habilidade, porém, as palavras apresentadas não costumamos utilizar no nosso dia a dia.


Você também vai gostar deste post: Criando um ambiente de estudos em casa.


Crie um plano de estudos - Busque focar em seus pontos fracos e sempre que estudar um assunto, separe um tempo para realizar simulados.

Abaixo a lista de alguns links e apps que ajudarão você a estudar para as principais provas de proficiência aplicadas atualmente. Aproveite!


TOEFL Practice Test: Aplicativo que permite praticar todas as habilidades avaliadas no exame.


TOEFL Practice – TOEFL Test – Esseys & Preparation - Além de provas simuladas e lições de gramática, esse aplicativo traz vídeos explicativos para auxiliar sua compreensão.


TOEFL Essay Help - É um aplicativo específico para a prática da redação do exame.


600 TOEIC - App de vocabulário.


TOEIC Practice Test - Provas simuladas do TOEIC.


DELE A2 - App de preparação para o módul A2 do DELE (teste de proficiência de língua espanhola), com textos, áudios e questões simuladas.


Simulados DELE (teste de proficiência de língua espanhola) de todos os níveis nesse link.


O Instituto Cervantes disponibiliza uma prova simulada para que você tenha uma noção de qual nível você se enquadra. Vale salientar que por ser apenas avaliação de múltipla escolha, esse simulado não necessariamente fornecerá o nível de conhecimento exato que você possui. É só clicar no link aqui.


Aqui você encontra alguns modelos de exame DELE.


A ETS fornece um tour pela prova do TOEFL para que você saiba como se preparar clicando aqui.


Plano desenvolvido pela própria ETS para preparação para o TOEFL em oito semanas, veja aqui.


O EFSET English Certificate Plus, é um teste longo e rigoroso como o teste TOEIC de Leitura e Compreensão oral, que testa as mesmas capacidades. Estude nesse link.


Central de preparação para as diferentes provas Cambridge. Veja o site clicando aqui.


Gostou das dicas? Confira todos os links e bons estudos. See you!

© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão