Como fazer faculdade nos Estados Unidos?

Atualizado: 17 de Dez de 2019


Quem nunca sonhou em ter um diploma de Harvard? Yale? Stanford?

A cada dia cresce o número de pessoas que querem fazer faculdade ou se aperfeiçoar fora do país. Se você é estudante e pensa nesse assunto, então continue a leitura. Descubra o que é preciso para estudar em uma faculdade nos Estados Unidos.

Não quero te desanimar, mas o processo é longo. Então se você é do tipo ativo e estudioso, vai aproveitar muito bem estas dicas.

#1 tenha um bom planejamento

Realize atividades extracurriculares, como trabalho voluntário, projetos ou esportes, pois isso conta muito.

Fique afiado na redação e no inglês. Estude e pesquise muito para quando preencher a application form (ficha de inscrição), saberá escrever (em inglês) claramente sobre a área de estudos que quer cursar e quais os seus objetivos.

Lembre-se que nos Estados Unidos eles analisam detalhadamente o seu histórico escolar e a sua trajetória como estudante.

#2 providencie cartas de recomendação

Cartas de recomendação são muito importantes para os americanos, por isso, lá, as universidades exigem que os candidatos às vagas apresentem pelo menos duas cartas de recomendação de seus professores falando sobre suas qualidades, se teve boas notas, se participava das aulas, se interagia bem com colegas e professores, etc.

#3 traduza os documentos

Claro que tem uma lista de documentos para fazer a inscrição no processo seletivo! Mas não esqueça que tudo precisa ser traduzido do português para o inglês por um profissional tradutor juramentado.

#4 faça o teste de proficiência

Inglês básico não basta!

É preciso passar no TOEFL ou IELTS, de acordo com a exigência da universidade. Ambos avaliam compreensão auditiva, leitura, escrita e fala da língua inglesa. A Skylimit idiomas já publicou esses 2 posts sobre o assunto:

Para que servem exames de proficiência?

Como estudar para exames de proficiência?

#5 faça as provas (isso mesmo, provas!)

Enquanto aqui no Brasil basta passar no vestibular, nas universidades dos Estados Unidos o teste mais comum é o SAT (ou SAT I), que avalia habilidades de raciocínio em matemática, interpretação de texto e escrita em inglês. É possível fazer o SAT II em 20 áreas diferentes. As universidades mais concorridas podem pedir duas ou três provas desse tipo, além do SAT I.

Já a prova ACT é composta por quatro seções: inglês, matemática, interpretação de texto e raciocínio científico, além de uma seção optativa de escrita.

É preciso verificar qual destes testes a universidade que você escolheu exige.

#7 finalmente o processo seletivo

Tirou uma nota alta no SAT ou ACT? Isso não é garantia de vaga.

Algumas instituições também realizam entrevistas presenciais, online ou por telefone.

O estudante pode 'aplicar' para quantas universidades quiser. A diferença? O custo. E a quantidade de trabalho.

#8 comemore a aprovação

Quando aprovado, a universidade irá lhe mandar os documentos oficiais que mostram o seu vínculo com a instituição para conseguir o visto de estudante. Aí é só fazer as malas e preparar todos os detalhes da viagem e partir para os Estados Unidos.

Você já pensou em fazer intercâmbio? Comente dizendo onde gostaria de estudar?






Fonte:

https://www.hotcourses.com.br/study-in-usa/applying-to-university/estudar-nos-estados-unidos/

https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2017/03/graduacao-como-me-candidatar-para-uma-universidade-nos-eua.html


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão