Como se preparar para a prova de inglês do ENEM

Atualizado: Jul 15

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a entrada para universidades públicas, e serve também para conseguir bolsas de estudos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou Programa Universidade Para Todos (ProUni) para o ingresso nas instituições particulares. Com isso, o Enem tem se tornado mais popular entre os estudantes do Brasil a fora.


As dicas desse post são específicas para quem quer passar na prova de inglês do ENEM. Então, se você pretende fazer essa prova, siga a leitura.


Como é o formato?

A prova tem mantido a mesma estrutura desde 2011: textos que servem de base para 5 questões de múltipla escolha com enunciado e alternativas em português.

A dica é: leia atentamente o enunciado e as alternativas das questões antes de ler o texto em inglês. Dessa forma, você já vai estar ciente das informações que precisará e será mais rápido localizar as respostas.


Mas as perguntas são apenas sobre interpretação?

Não. Na verdade, o foco é bastante voltado para a gramática aplicada em partes de um texto. Estes são alguns dos tópicos que mais costumam cair nas provas de inglês do Enem:

-Verb tenses - tempos verbais. Especialmente o uso do passado simples ou presente perfeito;

-Linking words - palavras que ligam, conjunções. Aquelas que são usadas para que o texto fique mais claro, coeso e flua com maior facilidade.

-Passive voice - voz passiva. Um exemplo é o texto ser todo redigido na voz passiva e o enunciado pedir para que você dê a tradução.

Certifique-se de identificar corretamente a parte do texto que traz a resposta para que não haja confusão no momento de escolher a alternativa correta. Pode acontecer de haver muitas informações desnecessárias, colocadas apenas para confundir o aluno, por isso foque na questão.

E como estudar?

Leia livros, revistas, sites, blogs e jornais - tudo em inglês. É importante estar ligado nos assuntos atuais. Ouça músicas que você gosta e faça a tradução das letras. Além de ser útil para expandir o vocabulário, você se diverte e relaxa um bocado!


Estude a gramática da língua inglesa, ela é fundamental e lhe ajudará na compreensão dos textos.

E por fim, pratique com as provas dos anos anteriores. No site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), instituição responsável pela realização do Enem, é possível baixar as últimas provas.

Esse post foi útil? Você tabém vai gostar de ler: Dicas para estudar seu inglês sozinho.


Se gostou, compartilhe esse post. Good luck on your test!


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão