Como saber seu nível de inglês?

    Atualizado: Jan 22


    Se você faz curso, ou já estudou inglês, já deve ter ouvido essa pergunta: Em que nível você está?

    Para responder essa pergunta, existe o Quadro Europeu Comum de Referência. Ele descreve o nível que os estudantes de uma segunda língua precisam ou querem alcançar em termos de capacidades, conhecimentos e habilidades para serem considerados fluentes.

    O QECR foi criado com o objetivo de oferecer uma base comum para a elaboração de programas de idiomas para quem não é falante nativo, exames e manuais. Ele divide o conhecimento dos alunos em três categorias com duas subdivisões cada:

    A – Falante elementar:

    A1. Iniciante - Compreende e usa expressões familiares e cotidianas, assim como enunciados muito simples. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas pessoais como, por exemplo, onde vive, quem conhece e as coisas que possui. Comunica-se de modo simples, se o interlocutor falar lentamente.

    A2. Básico – Fala e compreende frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com informações pessoais, familiares, compras, etc. É capaz de comunicar-se sobre tarefas simples e rotinas que demandem apenas uma troca de informação básica. Sabe descrever, de modo simples, a sua formação, o meio em que vive e, ainda, falar um pouco sobre necessidades imediatas.

    B – Falante independente

    B1. Intermediário – É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e os assuntos lhe são familiares (trabalho, escola e lazer, etc). É capaz de lidar com a maioria das situações de contextos sociais, como viagens. É capaz de produzir um discurso simples sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências, sonhos e ambições, expondo razões e justificativas.

    B2. Usuário independente - Compreende as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. É capaz de comunicar-se bem com falantes nativos. Fala sobre uma grande variedade de temas e explica seu ponto de vista.

    C – Falante proficiente

    C1. Avançado - É capaz de compreender textos longos e seus significados implícitos. Se expressa de forma fluente e espontânea. É capaz de usar a língua em contextos sociais, acadêmicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara.

    C2. Proficiente - Compreende, sem esforço, praticamente tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e fatos de um modo coerente. Se expressa muito bem e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.

    Essa avaliação é ótima, pois revela a transparência dos cursos de idiomas. Dessa forma, o nível de inglês se torna explícito e reconhecido em diversos lugares do mundo.

    Na Skylimit idiomas, todo o material didático está dentro dos padrões de nível do QECR e já tivemos vários alunos que foram estudar no exterior, em programas de intercâmbio, tanto no Canadá como Estados Unidos, e se depararam com o mesmo livro que utilizavam aqui em nossa escola. Legal, não é?

    E então, qual o seu nível de inglês? Comente.

    See you!


    © Skylimit Idiomas [email protected]

    Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

    Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

    Inglês | Espanhol | Alemão