Como superar o medo de falar inglês?

Atualizado: Abr 14


Muitos temem falar outra língua, mas como derrotar esse medo? Como podemos progredir?



Morei na Inglaterra, Singapura, Indonésia, Thailândia e Brasil, e tive que aprender a língua local para não apenas sobreviver, mas viver e fazer parte da comunidade local. Enfrentei esse medo e venci.


Por isso, aqui abaixo listei 9 dicas, ou observações importantes, que funcionaram para mim e que funcionam para qualquer língua, na minha opinião.



1. Aceite que é ok cometer erros. Os erros lhe fazer aprender mais.


2. Quando você tentar falar, as outras pessoas não rirão de você.


3. Lembre-se de que até mesmo os nativos de uma língua cometem erros de fala, escrita e compreensão. Você nunca uma nota ruim na prova de português ou redação?


4. Tente incluir o idioma cada vez mais na sua vida. Quanto mais contato você tiver com inglês (se essa for a língua que quer aprender), mais fácil será. Como? Internet, tv, celular, curso de idiomas...


5. Treine sua audição em casa escutando música, podcasts, filmes ou séries que te interessem. Uma grande parte do desenvolvimento da fala está na audição.


6. Tente comunicar o que você quer dizer. Se esquecer uma palavra, use outra que você saiba.



7. Enquanto adultos é difícil aceitar que enquanto sabemos falar em nossa língua nativa, em inglês será como voltar a ser uma criança. Mas lembre-se, "Roma não foi construída em um dia".


8. Comece com conversas individuais. Elas são mais fáceis do que conversas em grupo já que você só precisa se concentrar em uma pessoa e não escutar outras e ter que acompanhar a conversa.


9. Lembre-se de que com o tempo sua confiança aumentará.


Gostou de nossas dicas? Já tentou algo diferente? Conte pra gente! Divida sua experiência nos comentários abaixo.


See you!

© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão