Criando um ambiente de estudos em casa

Depois das férias, ou mesmo em períodos como este de quarentena (por causa desse tal de COVID-19), é comum você ter dificuldades para se concentrar e estudar em casa, não é? Não se preocupe, é normal. Por isso, trouxe aqui algumas dicas que possa criar um ambiente de estudos 'show de bola' aí na sua casa. Confira.


Dica número 1

Encontre um local confortável, mas que seu cérebro não associe com o descanso ou lazer (como sua cama ou no sofá da sala onde você passa horas vendo Netflix). Se for uma mesa ou escrivaninha bem iluminada em um canto silencioso da casa, perfeito, mas a mesa de jantar (não muito usada) também serve. Leve todo o material que você precisa para lá. Se você for estudar inglês ou espanhol, por exemplo, não esqueça do caderno, livro de aula e o laptop para as tarefas online (ou para traduzir aquela palavra nova).

Dica número 2

Elimine todas as distrações. Defina um determinado horário para estudar e desligue o celular, fique longe da TV e peça, gentilmente, para seu irmão pentelho, ou quem quer que seja, que não interrompam você nessa hora. Quanto mais silenciosa e calma estiver sua casa, melhor.



Terceira dica

Organize-se: deixe o local onde está sempre limpo e o mais organizado possível. Bagunça causa estresse e interfere na concentração. Imagine você procurando desesperadamente pelo lápis ou aquele papel importante no meio da bagunça.

Dica 4

Foco. Organize suas metas para esse momento e comece pelas mais difíceis. Você precisa ler vários artigos? Precisa terminar aquela lição do livro inglês? Tem que estudar para a prova de espanhol? Tenha metas realistas e foque nelas até que estejam completas, mas uma coisa de cada vez. Caso você lembre de algo que precisa fazer depois (como por exemplo, ir no supermercado), anote em um post it e se concentre nisso depois.

Última dica

Se conheça! Use e abuse dos recursos que auxiliam a sua concentração, motivação e foco. Se você gosta de estudar com uma música calminha, ou usar uma vela aromática, ou ainda colar post its na parede com frases que te motivem, vá em frente!

Mas lembre-se, quando você se sentir preso a cadeira é a hora perfeita de dar uma pausa, caminhar um pouco, fazer um lanche e recarregar as energias. Quando voltar, você estará pronto para mais uma rodada de aprendizado.


Espero que as dicas lhe sejam úteis e que elas ajudem a se organizar para estudar. Diga nos comentários qual sua forma preferida de estudar em casa e aproveite os próximos dias dessa quarentena para colocar os estudos em dia!






© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão