Kuriositäten: 10 fatos e curiosidades sobre a Alemanha


A Skylimit idiomas está em uma terra de imigração alemã. Aqui em Santa Cruz é comum encontrar pessoas que tenham descendentes vindos da Europa, mas poucos sabem que o país e o idioma alemão têm curiosidades culturais superinteressantes. Veja só:


1. Deutsch wird nicht nur in Deutschland gesprochen (O alemão não é falado apenas na Alemanha)

O alemão é a língua mais falada na União Europeia - à frente do espanhol, francês e até inglês. É a língua oficial na Alemanha, Áustria e Liechtenstein e uma das línguas oficiais na Suíça e no Luxemburgo. O alemão está na décima primeira posição na lista das línguas mais faladas em todo o mundo.


2. Die deutsche Sprache kennt drei Geschlechter (A língua alemã conhece três gêneros)

Na maioria dos idiomas os substantivos são masculinos ou femininos - o que já dificulta para os falantes nativos de inglês (que tem só um gênero). O alemão supera tudo isso: além de feminino e masculino, há também os substantivos neutros. O gênero de uma palavra é determinado gramaticalmente e não tem a ver com o que é referido. Veja: Das Mädchen (a garota) é neutro, embora signifique uma pessoa do sexo feminino.

3. Alle Substantive werden groß geschrieben (Todos os substantivos são escritos com letra maiúscula)

Em alemão todos os substantivos são escritos com a primeira letra maiúscula. Diferentemente do inglês e português que capitaliza só nomes próprios.


4. Deutsch hat einen einzigartigen Buchstaben (Alemão tem uma letra diferente)

A língua alemã usa o alfabeto latino. Em alemão, há uma consoante adicional: o ß, chamado Eszett. Representa um duplo _s, segue uma vogal longa ou ditongo e nunca está no início da palavra.

5. Wörter, die nur auf Deutsch existieren (Palavras que só existem em alemão)

Alguns termos não existem em nenhum outro idioma. Por exemplo:

  • fremdschämen - significa sentir vergonha da ação de outra pessoa;

  • Fernweh - é o oposto de sentir saudade de casa, descreve a necessidade de aventura e viagens;

  • schadenfreude - descreve a felicidade derivada do infortúnio de outra pessoa;


6. Das längste deutsche Wort (A palavra alemã mais longa)

O alemão é conhecido por palavras infinitamente longas. Uma das mais longas é: (Grundstücksverkehrsgenehmigungszuständigkeitsübertragungsverordnung) que siginifica 'Regulamento de Transferência de responsabilidade de aprovação de trafego imobiliário'. Esta é uma palavra usada pelas autoridades oficiais. Mas não entre em pânico: uma palavra longa quase sempre pode ser dividida em partes mais compreensíveis. Por exemplo: Staubsauger é o mesmo que Staub (poeira) e Sauger (sugar), ou seja, aspirador de pó. Então, quanto maior seu vocabulário, mais facilmente irá entender as palavras longas.


7. Bücher (Livros)

A Alemanha é um dos países que mais publica livros no mundo – aproximadamente 94.000 títulos por ano. Além disso, o evento literário mais importante do mundo acontece em Frankfurt, a Feira do Livro de Frankfurt.

8. Fanta wurde in Deutschland erfunden (A Fanta foi inventada na Alemanha)

A Fanta foi inventada na Alemanha como um resultado da Segunda Guerra Mundial devido à proibição da importação do xarope usado na receita da Coca-Cola no país. A filial alemã resolveu, então, criar um produto próprio para o mercado nacional, e assim surgiu a Fanta!


9. Currywurst (Salsicha com curry)

Mais de 800 milhões de currywurst são consumidos na Alemanha todos os anos. Trata-se de um prato de fast food alemão que é basicamente uma salsicha de porco temperada com ketchup e curry, e normalmente servida com fritas.


10. Die Bevölkerungszahl nimmt ab (A população está diminuindo)

Apesar de ter a maior população da Europa, ela está diminuindo. O país tem a menor taxa de natalidade do mundo e acredita-se que até 2030 a mão de obra do país cairá para 54%. No entanto, o grande número de imigrantes que a Alemanha tem recebido pode ser uma solução para este problema.


O que achou dessas curiosidades? Você sabia de tudo isso? Comente.


Aproveite para ler também: Nível de alemão: pra não passar fome!


Auf Wiedersehen!


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão