7 curiosidades surpreendentes sobre o Halloween

Atualizado: 17 de Dez de 2019


Estamos no mês de outubro e no dia 31 crianças, jovens e adultos de diversas partes do mundo comemoram o Halloween, ou Dia das Bruxas, como dizemos aqui no Brasil. Já deixamos todo mundo de queixo caído quando nesse outro post dissemos que que a tradição de celebrar Halloween surgiu na Irlanda. Então hoje reunimos mais algumas curiosidades surpreendentes sobre esse dia de festa à fantasia, doces e travessuras.

1 - Os celtas realizavam o festival de Samhain, que durava 3 dias para comemorar o fim do verão e a passagem do ano celta. Esses caras acreditavam que na noite de 31 de outubro a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos se abria e que os espíritos se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, o povo usava fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios, tudo para espantar esses maus espíritos.

2 - Se você tem medo persistente, anormal e injustificado do Halloween, você deve sofrer de Samhainophobia. Como você deve ter percebido, esse termo vem do nome da festa celta que mencionamos acima. Você conhece alguém que sofra disso?

3 – Dizem que o Halloween era o dia em que as bruxas se reuniam para fazer feitiços e amaldiçoar as pessoas. Reza a lenda que, se uma pessoa vestir suas roupas ao contrário e andar de costas, ela vai ver uma bruxa à meia noite.

4 - Algumas lendas dizem que as bruxas podem se transformar em gatos e desde a Idade Média as pessoas acreditam que bruxas, feiticeiras e gatos têm um pacto. Foi daí que surgiu a aversão pelos gatos pretos, que passaram a ser considerados como animais amaldiçoados ou diabólicos.

5 - A coruja é uma figura popular no Halloween. Na Europa medieval, pensavam que as corujas eram bruxas e ouvir o canto delas significa que alguém iria morrer. Os hábitos noturnos desse animal também favorecem a má fama.

6 - Dizem que se uma criança nasce no dia 31 de outubro, ela tem a habilidade de falar com espíritos. Um estudo de Yale (EUA), registrou que, num período de 11 anos, o número de partos normais caiu 5% e cesárias 17% nesse dia do ano, isso lá nos EUA (onde a cultura do Halloween é fortíssima). O medo de que o filho nasça em pleno Dia das Bruxas é tanto que as mulheres dão um jeitinho de segurar a criança lá dentro até o feriado passar — tipo bruxaria mesmo.

7 – A paleta de cores exuberantes do Halloween não foram escolhidas por acaso. O laranja tem a ver com vitalidade e os celtas acreditavam que os espíritos se aproximavam daqueles que se vestiam de cor-de-laranja para sugar-lhes as forças. O preto sempre foi a cor das trevas, tonalidade favorita das feiticeiras, magos e bruxas. Já o roxo, simboliza a magia que tem tudo a ver com essa festividade.

Continue aprendendo sobre essa data cultural. Assista ao vídeo Como é o HALLOWEEN nos EUA. Clique aqui.

Happy Halloween!


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão