DELE: Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira

Atualizado: Jul 16

Para iniciar estudos ou trabalho no exterior, é necessário falar o idioma do país e comprovar sua fluência. Conforme mostramos no post sobre exames de proficiência, no caso de países de língua inglesa, existe uma gama de exames que podem ser realizados, de acordo com os pré-requisitos do país de destino. Já no caso dos países de língua hispânica, a resposta é uma só: DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira).

O DELE é dividido em seis níveis:


A1: o estudante possui competência linguística suficiente para compreender e usar expressões cotidianas em espanhol, como pedir e dar informações e manter um diálogo informal.


A2: conversa sobre profissões e outros diálogos básicos.


B1: qualifica o aluno entre o básico e o intermediário, mas não quer dizer que o aluno está apto para diálogos complexos.


B2: Este nível pode ser considerado um nível intermediário avançado. O aluno tem o conhecimento necessário para se comunicar em situações que exigem um conhecimento maior da língua.


C1: Possui competência necessária para lidar com situações que exigem o uso avançado da língua. Este nível é o exigido pelas universidades ao aceitar alunos estrangeiros.


C2: Este é o nível mais alto, que significa ter conhecimento avançado da língua espanhola e estar apto para se comunicar em qualquer situação. Para isso é preciso ter o idioma fluente e um alto conhecimento cultural.


Para estudar em uma universidade de língua espanhola é preciso, em geral, ter o diploma C1. Este exame é composto por quatro provas divididas em dois grupos, sendo o primeiro com a prova 1 e 3, e o segundo grupo com as provas 2 e 4. É necessário um mínimo de 33 pontos em cada sessão da prova para ser aprovado.


• Prova 1: Compreensão de leitura e uso da língua (90 minutos).

• Prova 2: Compreensão auditiva e uso da língua (50 minutos).

• Prova 3: Compreensão auditiva e expressão e interação escritas (80 minutos).

• Prova 4: Compreensão de leitura e expressão e interação orais (20 minutos).


Para se candidatar a qualquer nível de DELE é preciso comprovar na hora da inscrição que a sua nacionalidade não é de um país onde o espanhol é a língua oficial. Confira os demais requisitos, prazos de inscrição, normas, documentos necessários e as formas de pagamento do exame neste site aqui.


O DELE possui validade indefinida e trouxemos para vocês alguns links úteis para ajudá-los a se prepararem. Basta clicar. Bons estudos!

Modelos das provas


Informações sobre as provas e como se preparar


Valores atualizados


Pontuação necessária


Na Espanha, possuir a certificação facilita o acesso a universidades e a vagas de trabalho na administração pública. No Brasil, o DELE B1 é requisito para o acesso a bolsas de estudos da CAPES/MEC, destinado aos interessados em fazer mestrado ou doutorado em países hispanohablantes. Igualmente, é reconhecido pelo Ministério de Turismo em concursos e como créditos e/ou méritos para acesso a programas de mestrado e doutorado em diversas universidades Federais como a USP, UFRGS, UNICAMP, etc. Além disso, o diploma é frequentemente requerido por grandes empresas brasileiras e espanholas no Brasil que preparam ou procuram trabalhadores para atuar em países de língua espanhola.


Ainda ficou com dúvidas? Deixe seu comentário!


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão