7 dicas para aprender idiomas

Atualizado: Jan 22

As pessoas quando buscam um curso de inglês ou espanhol, às vezes, não têm muita noção de como realmente funciona o processo de aprendizagem de um idioma e não entendem direito porque têm certas dificuldades.

Por isso, siga a leitura e veja algumas dicas que irão facilitar sua vida ao estudar outra língua.

1. Veja o idioma dentro de um contexto cultural

Tenha cuidado para não perder tempo com as decorebas. Os idiomas não podem ser tratados como códigos. Se assim fosse, bastaria decorar o dicionário para sair falando outra língua. Encare o idioma estrangeiro como um universo novo, no qual você entra e, aos poucos, vai descobrindo suas características, identificando diferenças e semelhanças com o seu mundo, ou seja, a sua língua materna.

2. Deixe a timidez de lado

Um dos maiores obstáculos para quem deseja falar outra língua é a timidez. É natural não se sentir à vontade para começar a esboçar um diálogo em outro idioma, pois sabemos que no começo os erros são inevitáveis. Porém, é preciso lembrar que os erros são também necessários. Não se esqueça de que é assim que todo mundo aprende. Não tenha medo de errar e não perca a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu, mesmo que seja aos poucos.

3. Faça anotações

Ao estudar uma nova língua, é importante fazer anotações. Estas irão ajudá-lo a reter as informações. De tempo em tempo, revise aquele conteúdo para relembrar o vocabulário e expressões.

4. Esteja disposto mentalmente e fisicamente

A tendência é aprender mais rápido e mais facilmente quando estiver sentindo-se bem. Descansar o suficiente, manter uma rotina de exercícios físicos, tomar bastante água, limitar ou eliminar o consumo de álcool são algumas dicas importantes que poderão auxiliar e encurtar o processo de aprendizagem de um idioma.

5. Peça ajuda aos seus professores

Os professores são fundamentais no processo da sua aprendizagem. Aprender pode ser um processo social, e como tal, é imprescindível buscar ajuda dos especialistas. O professor apontará os erros cometidos e reconhecerá o seu esforço. Isso faz o processo de compreensão ser mais eficiente e encurtará a curva de aprendizagem.

6. Divida as tarefas e programe um horário para estudar

Com base diária, semanal ou mensal, determine atividades relacionadas ao idioma de seu interesse, como por exemplo: ouça um conteúdo para treinar o entendimento, faça um exercício de gramática, assista a uma vídeo aula ou releia o conteúdo e pratique em voz alta. Muitas vezes, quando as pessoas executam uma nova tarefa ou leem um conteúdo de um livro, apenas o fazem uma vez. Para realmente reter novas informações, é necessário rever o novo vocabulário múltiplas vezes.

7. Estude! Estude! Estude!

'A prática leva à perfeição'. Reserve um tempo para revisar uma matéria complexa, permita que a mente aprenda. Com o tempo, você terá a capacidade de dominar o novo idioma, reduzindo o tempo exigido para a realização de seus objetivos.

Quer dar um salto no seu aprendizado de inglês, espanhol, alemão ou qualquer outro idioma? Tenha em mente estas dicas básicas para não perder o foco e otimizar os seus estudos.

Gostou destas dicas? Comente.


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão