Dicas para estudar seu inglês sozinho

Enquanto o mundo enfrenta a Covid-19 esperamos que você e sua família estejam bem e em segurança. Nesse período, o mundo de certa forma desacelerou: empresas tiveram que se adaptar, o home office foi uma alternativa para muitos e as escolas, com a suspensão de aulas presenciais, implementaram aulas online. Tudo mudou.



Aqui na Skylimit idiomas, tivemos que nos reinventar. Nossos professores estão planejando suas aulas ainda mais, em busca de novas técnica de ensino, jogos e atividades para tornar as aulas online tão boas e eficientes quanto as presenciais.


Contudo, é preciso entender que o aluno também precisa se dedicar, tanto quanto antes. É necessário um tempo para estudar sozinho e ter o máximo contato com o idioma, isso é essencial na consolidação dos conteúdos.


É normal que se tenha dúvidas de como estudar sozinho. Pensando nisso, fui em busca de algumas dicas dos nossos professores para ajudar você, que quer melhorar seu nível de inglês nessa quarentena. Confere aí!


Perguntamos para a teacher Sofia qual a melhor forma de estudar sozinho em casa, olha o que ela disse:

"Quando se aprende uma segunda língua é necessário criar um plano de estudos. Comece organizando sua rotina, coloque todas as suas atividades diárias em uma agenda ou no celular. Faça um checklist! Crie uma meta de frequência para estudar inglês. (Quando vai estudar? Qual período do dia? Onde irá estudar?) Isso tudo deve ser levado em conta na hora de se dedicar ao idioma. O ideal é você estar em contato ao menos uns 15 minutos por dia e se possível todos os dias. Então, monte um plano de estudos – se pergunte quanto tempo do seu dia você está disposto a investir inglês? 1 hora por dia? Trinta minutos pela manhã ou a noite? – O tempo de dedicação vai depender muito do objetivo que você quer atingir, é necessário refletir em quanto tempo você pretende chegar ao resultado esperado? (6 meses? 1 ano?) Tenha em mente que quanto mais estudar melhor vai ser seu inglês, e aqui não estamos falando em quantidade, estamos falando de qualidade, por isso é importante manter este plano de estudos e se dedicar para estar em contato com o idioma o mais frequente possível e aprender cada vez mais desse idioma fascinante!"


Para praticar a habilidade de listening (compreensão auditiva) a teacher Danieli Wolffenbuttel traz diversas dicas super interessantes:

"A principal dica para praticar o listening é assistir filmes e séries em inglês. Para alunos iniciantes é legal utilizar o áudio (e legendas) em inglês, e para aqueles mais avançadinhos dá pra ficar somente no áudio em inglês, sem legendas. Outra dica legal, é baixar aplicativos como ESL English Listening, Listening for the Toeic e o English Listenng Test que são apps que possuem diálogos e atividades para que o aluno possa praticar inglês. Existem outros sites que indico para meus alunos, como o Cyber Listening Lab e TalkEnglish.com com atividades com correção em tempo real. Podcasts são ótima opção também. Dica: ouça com fones de ouvido, isso aumenta sua concentração. A Skylimit idiomas tem um podcast muito legal no Spotify com dicas e conteúdos 100% em inglês. Bons estudos!"


Já o professor Wellington, trouxe uma dica de como praticar mais a pronúncia:

"Bom, não é de hoje que sabemos que a prática leva a perfeição. Óbvio que quando estamos lidando com uma lingua, é difícil chegar a perfeição e falar sem sotaque, por isso temos que focar na fluência. A prática é a chave para isso tudo. Minha dica é: cantar músicas em inglês. Escolha as mais antigas, lentas e até cafonas, que te agradem, procure a letra e comece a cantar, nem se seja uma frase. Quando você notar, estará cantando a música inteira! Aí pode partir para os hits mais modernos. Eu, particularmente, amo Michael Jackson! Ele tem músicas marcantes e refrões simples de decorar. Tente, porque você apenas conseguirá se você tentar."


Perguntamos a teacher Mikaela qual a melhor forma de praticar o writing (escrita). Veja o que ela nos contou:

"Praticar o writing sozinho é um pouco mais complicado que as outras habilidades, pois se faz necessário um feedback do professor. Uma opção para desenvolver mais a escrita é ler muuuito, e gêneros bem variados em inglês, como notícias, livros, propagandas... Um exercício bem interessante de fazer, que sempre peço aos meus alunos, é ler dois textos diferentes sobre o mesmo assunto e depois você mesmo produzir um texto, tentando fazer conexões entre as opiniões dos autores lidos, ou ainda você pode procurar dois textos com opiniões opostas e logo após a leitura, construir um texto onde você explique as contradições encontradas, o que cada autor defende e porquê. Esta é uma escrita mais analítica, onde você desenvolve muito mais o writing porque você precisa utilizar conectores, linkar ideias e argumentação. Muita leitura e essa prática mais argumentativa vai fazer você desenvolver seu writing de uma maneira invejável. Existe um site da Cambrigde, onde você pode submeter textos e professores fazem a correção gratuita para você. É uma ótima forma de praticar ainda mais!"


Curtiu nossas dicas? Aproveita para navegar ainda mais no nosso blog e encontrar outras dicas como estas. Esperamos que você tenha gostado. Aproveite e nos conte nos comentários de que maneira você pratica o idioma em casa.


Até mais!


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão