Aprender idiomas: 5 dicas pra melhorar sua gramática

Você decide que é a hora de aprender um idioma. Está confiante, pois entende bastante quando assiste filmes, ou lê palavras na internet. Pesquisa escolas e métodos rápidos e se inscreve em um curso. O pânico e a frustração vêm depois de algum tempo quando você percebe que aprender um idioma não é tão simples assim. Tem uma tal de gramática que diz que não é simplesmente colocar as palavrinhas umas depois das outras.


Mas tenha calma, neste post vou dar 5 dicas para que você domine a gramática e melhore muito os seus resultados.

Dica 1

Descubra que tipo de aprendiz que você é. Converse com o seu professor ou faça um teste online. Se conhecendo melhor, você poderá fazer atividades que irão lhe motivar e melhorar o processo de aquisição de uma nova língua. Se você for visual por exemplo, saiba que anotações ou imagens ajudam muito na memorização de regras e vocabulário.

Dica 2

Preste atenção (e talvez melhore) a maneira que você se comunica em sua língua materna. Usa muitas expressões, gírias, abreviações e conjuga os verbos sem prestar atenção na sua conjugação? Isso pode prejudicar sua comunicação em outro idioma. Evite exagerar nas gírias e conjugações incompletas, principalmente quando escreve. Se sua gramática não for boa em português, não será boa em nenhuma outra língua! Uma boa prática é criar o hábito da leitura. Escrever bastante também ajuda muito.

Dica 3

Tenha sempre um bom dicionário para consulta (de papel ou online)! Engana-se quem pensa que o dicionário é somente para descobrir o significado de palavras. Bons dicionários têm, além da definição e sinônimos, a separação de sílabas, a pronúncia, classe gramatical e o mais importante, exemplos em diferentes contextos. Assim, o dicionário é indispensável quando se está estudando qualquer idioma, pois as traduções literais e descontextualizadas do Google tradutor nem sempre funcionam.

Dica 4

Nunca fique com dúvidas. Dificuldades irão surgir ao longo dos seus estudos, mas não deixe para perguntar depois, porque é na hora da dúvida que a explicação será relevante pra você. Pergunte a um colega, professor, 'joga' no Google, mas não fique sem resposta.

Dica 5

Crie uma atmosfera de imersão no idioma que quer aprender. Leia, assista vídeos e filmes, ouça músicas, cante, faça exercícios de gramática em livros ou online, troque mensagens com estrangeiros nas redes sociais... as opções são muitas. Quanto maior seu contato com a língua alvo e quanto mais você praticar, mais rápido irá avançar não só na gramática, mas todos os aspectos do aprendizado.


Gostou das dicas? A Skylimit idiomas tem várias opções de conteúdos que podem ajudar no seu aprendizado de uma segunda língua. Leia também: Criando um ambiente de estudos em casa.


See you!


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão