Entrevista de emprego em inglês: dicas e vocabulário

Atualizado: 17 de Dez de 2019


Qualquer entrevista de emprego já nos deixa de cabelo em pé, imagine se você tiver que falar inglês! A boa notícia é que os futuros chefes de qualquer parte do mundo, sempre buscam saber basicamente a mesma coisa. Dentre as perguntinhas principais estão: Quem é você? O que fazia antes? Quais seus objetivos? Quais são seus pontos fracos? E suas virtudes?

A dica é falar bastante e ser espontâneo. Começar com informações básicas e desenvolver suas respostas, pulando detalhes desnecessários, pois tempo é dinheiro. Não há uma regra, nem é possível saber exatamente o que o entrevistador irá perguntar, mas vale ensaiar o seu discurso para se sair bem. Para lhe ajudar, aqui vão algumas palavras, frases e expressões que lhe serão úteis em uma entrevista de emprego.

1. Education and professional background (educação e experiência profissional)

O entrevistador sempre irá querer saber como você chegou até onde está hoje, então diga porque escolheu essa área e não perca tempo falando de experiências profissionais irrelevantes para a vaga desejada. Segue algumas estruturas para usar nessa hora:

I have five years' experience as … (Tenho cinco anos de experiência como …)

I worked at ... for ... years. (Eu trabalhei na empresa tal por x anos)

I studied at... and majored in ... (Eu estudei na … e me formei em…)

I chose this master because… (Eu escolhi essa área porque…)

In my old job, I used to do …, for ... time. (No meu antigo trabalho eu costumava fazer ..., por ... tempo).

2. Talking about yourself (falando sobre você)

Essa é a hora de falar que você é excelente profissional e uma ótima pessoa para se ter na equipe. Você provavelmente irá precisar de adjetivos como:

Easy-going – uma pessoa legal que se dá bem com todos;

Resourceful – engenhoso, talentoso;

Determined – determinado;

Hard-working - trabalhador, é aquele com quem você pode contar sempre para qualquer tipo de projeto;

Committed – em português, dizemos: aquele que veste a camiseta, que abraça a causa;

Trustworthy or reliable – é o adjetivo que define aquele cara em quem podemos confiar;

Proactive – pessoa que não precisa de ninguém falando o que tem de fazer - vai lá e faz;

Extroverted – é alegre e adora estar rodeado de pessoas. O antônimo é introvert;

Considerate – definição das pessoas que são atenciosas e se importam com os demais;

3. What you are good at (no que você é bom)

Depois de falar das suas virtudes, cite suas reais habilidades de acordo com o que a vaga requer: línguas que fala, no que você é bom, coisas que sabe fazer e talentos relevantes para o cargo. Esses são os chamados hard skills (técnicas e conhecimento que podem ser aprendidos). Veja uma lista com alguns exemplos do que poderá dizer:

Excellent written and verbal communication skills. (Excelente comunicação oral e escrita).

Proficiency in IT and high level of numeracy. (Proficiência em TI e aptidão em cálculos).

I used to organize content calendar using Trello to help ensure on-time delivery. (Eu costumava organizar conteúdos usando a plataforma Trello para garantir que tudo fosse entregue no prazo).

4. Suited for the position (adequado para a vaga)

Quando for dizer que você é a pessoa certa para o trabalho, cite em quais situações você se sairia bem e baseado em que você afirma isso.

I would fit in well because... (Eu me encaixaria bem porque...)

I have some strong work experience…(Tenho uma grande experiência…)

I would love to bring my accounting skills and my passion for new technologies to this position. (Adoraria trazer minhas habilidades em contabilidade e minha paixão por novas tecnologias para essa posição.)

I believe my experience aligns well with what you’ve said and makes me a great fit. (Acredito que minha experiência alinha bem com o que você disse, o que me faz ser perfeito para o cargo).

5. For the future (para o futuro)

Quando for questionado fale das suas ambições, sempre dizendo como a empresa fará parte dos seus planos futuros. Confira algumas frases inspiradoras:

I am very open to whatever opportunities the future may hold, especially within this company. (Estou sempre aberto para qualquer nova oportunidade que o futuro me trouxer aqui na companhia).

I plan to finish my online degree in business administration within two years. (Eu tenho planos de finalizar minha graduação online em administração dentro de 2 anos).

Being a recent college graduate, I know I still have much to learn, which is why I am so excited about this particular job. (Como me formei recentemente, sei que tenho muito para aprender, por isso estou muito empolgado com esta vaga de trabalho).

Por fim, sempre preste atenção para não se render aos vícios de linguagem como: you know, like, then, so. Além disso, estude e se não se sente seguro, busque uma escola ou professor de idiomas para lhe ajudar a se preparar. “Don’t wish it were easier, wish you were better”. Jim Rohn

Good luck!

© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão