Portunhol? Não faça mais isso!

Atualizado: Abr 13

São muito conhecidas as anedotas com fórmulas em 'portunhol' ou o uso inapropriado de ditongos e letras marcantes em espanhol, como eu e ie, ou expressões que se tornam lugar-comum. Quando estiver em viagem ou interagindo com pessoas hispânicas, se não conhece o idioma, não se atreva muito, seja prudente. Não bastará incluir letras, expressões conhecidas e fazer um sotaque. Porque se o fizer, correrá grande risco de acabar sendo você mesmo modelo destas piadas.


Imagine-se em um lugar público pedindo ao atendente "un cuepo de agua" ou "un sorviete". Ou quem sabe ainda em uma mesa de calçada solicitando uma "garriafa de cueca cuela!" É bem possível que o garçom responda, meio sarcástico, "Un momiento, por favor". E, ao despedir-se, você se sai com um "hasta la vista, baby'", o que deve provocar risos em quem está por perto.


QUE SUSTO!

Mas também há a via inversa, quer dizer, a maneira com que você entende o que lhe dizem e que pode dar lugar a interpretações equivocas. Imagine-se em uma fila da recepção do hotel! De repente, uma pessoa chega e lhe pergunta: "¿Há visto el hombre pelado que estava acá?"

E você começa a perguntar-se se não veio parar em um hotel de nudismo. E o outro continua: "Sí estaba acá, justo detrás de usted, en su cola. Cuidado, este hombre es um tarado y acostumbra pegar a cualquier persona."


E você pensa: 'Mas cheguei e um tarado nu já quer me pegar? Que tipo de lugar é esse?' E o cidadão acrescenta: "No se preocupe, hay montones de pelados acá, pero no todos son tarados."

Na fila ao lado, uma pessoa diz a outra: "La gente deste país es muy exquisita." Você concorda.


Agora analise a situação com a ajuda do glossário:

Pelado: careca

Cola: fila

Tarado: desequilibrado, retardado

Acostumbrar: se habituar

Pegar: agredir

Exquisito: excelente, refinado, delicado


Ficou claro que quando se trata de espanhol, nem tudo é o que parece, não é mesmo?

Leia também: Allá, allí ou ahí - Qual devo usar?

¡Hasta la vista!


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão