10 ferramentas GRÁTIS para seus filhos praticarem inglês

Atualizado: Jun 8


Estamos na era da informação e as crianças, já entendem como funciona um celular ou um tablet antes mesmo de saber ler ou escrever. Assim, podemos aproveitar algumas das ferramentas tecnológicas disponíveis para estimular os nossos filhos a aprender inglês de maneira dinâmica, divertida e efetiva.

Acessando sites ou apps seus filhos podem praticar e desenvolver as suas habilidades no idioma, principalmente aumentando o vocabulário e a compreensão auditiva. Torna-se ainda mais produtivo quando estas ferramentas são combinadas às aulas de inglês dele.


Trouxemos algumas dicas de recursos gratuitos para que você e seu filho se divirtam e pratiquem inglês juntos. Os nomes dos site e apps são links clicáveis para que você possa conhecer as ferramentas uma a uma. Confira:


1- My First Words (aplicativo gratuito) – Desenvolvido para crianças até 5 anos. Uma imagem aparece na tela, bem como a palavra por escrito e a pronúncia em inglês. O vocabulário é dividido por categorias, como animais, brinquedos, comidas, entre outras. O mais legal é a categoria de fotos personalizadas, na qual você pode inserir fotos de família, dos bichinhos de estimação e pode gravar sua voz falando seus nomes.

2- Funland (aplicativo gratuito) - Desenvolvido para crianças de 7 a 12 anos e criado por experts de Cambridge. O aplicativo oferece mini-jogos divertidos com base na diversão em família e as crianças vão ganhando prêmios conforme as tarefas são completadas. (Disponível só para Android).

3- The ABC Song (aplicativo gratuito) - Além de ensinar a cantar a música e o alfabeto, o aplicativo vai muito além: há também jogos de quebra-cabeças, atividades de ligar os pontos e de colorir. Todas as imagens que aparecem são nomeadas, para que a criança possa ver a palavras escrita em inglês. Ideal para crianças menores, até 5 anos.

4- Youtube Kids (aplicativo gratuito) – Esse aplicativo foi desenvolvido para que as crianças pudessem ter uma experiência segura no Youtube, com conteúdos adequados ao público infantil, deixando os pais muito mais tranquilos. A ferramenta possui ainda a aba ‘Aprender’ , que reúne alguns vídeos ensinam inglês de forma prática, simples e divertida. Todas as crianças ou até jovens adolescentes vão aprender muito com essa ferramenta.

5- British Council: Learn English Kids (Canal do Youtube) - O canal é incrível e está repleto de vídeos animados com músicas infantis em inglês. Cada vídeo é muito bem produzido e apresenta desenhos animados divertidos, com legendas em inglês. O canal também inclui uma série de vídeos chamada ‘a palavra da semana’, na qual você pode ver e ouvir crianças de todo o mundo falar uma nova palavra. Ideal para os pequenos até 7 anos ou até um pouco mais.

6- Super Simple Learning (Canal do Youtube) – É um canal repleto de vídeos educativos com foco em músicas infantis para ensinar inglês. Além dos vídeos, é possível adquirir os DVDs das músicas e fazer download de atividades relacionadas aos temas abordados nas canções. As músicas são perfeitas para os menores, até 6 anos.

7- Netflix - O Netflix possui um sistema de controle parental bem simples e eficiente e vários desenhos no catálogo da Netflix Kids são em inglês. Ouvir o idioma é muito importante para que as crianças reconheçam palavras e se acostumem com as palavras, mesmo que elas não compreendam tudo. Isso é ótimo principalmente para que aprendam vocabulário e pronúncia em inglês! Algumas dicas de desenhos para crianças: Dora the Explorer, Go Diego Go, Dino Trux e Dinosaur Train... mas tem diversão para todas as idades.

8- Lyrics Trainig (website) – O site propõe um jogo onde você reforça seus conhecimentos assistindo aos seus clipes preferidos. Uma excelente maneira de aprender inglês com música. É assim: você seleciona uma música, escolhe o nível de dificuldade, o que define o número de palavras que deverá completar, e ao ouvir a música você escreve as palavras que faltam para completar a letra. A música para se você errar. É super divertido e perfeito para jovens ou até crianças que gostam de música e já saibam escrever as palavras em inglês.

9- FunBrain.com (website) – Este site possui jogos educacionais, livros interativos, diversos recursos e assuntos divertidos, tudo em inglês, a nível pré-escolar.

10- ESL games Plus (website) – A sigla ESL vem de English as Second Language, ou seja, inglês como segunda língua. Neste site você encontra vários jogos e atividades para praticar vocabulário e até regrinhas gramaticais em inglês. Ideal para crianças a partir dos 7 anos.

Na internet, o que não falta são recursos disponíveis para que nossas crianças vivam e aprendam o inglês e sua cultura. Cabe aos professores e pais buscar sempre uma fonte segura e divertida de conhecimento para saciar a sede de saber dos pequenos. A Skylimit idiomas está sempre engajada a encontrar novas formas de estimular os alunos a aprender mais.


Leia também: 6 ótimos canais do Youtube para mostrar ao seu filho.


Você gostou das dicas que citei acima? Tens alguma outra sugestão? Quer mais ideias? Comente e deixe-nos saber sua opinião. See you!

© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão