Filhos adolescentes: 5 dicas para motivá-los a estudar inglês

Atualizado: 17 de Dez de 2019


Sabe-se que o que deixa os pais mais orgulhosos é o bom desempenho de um filho em sala de aula, seja na escola ou em um curso. Todos conhecemos aquele pai ou mãe que sempre fala da ótima performance dos filhos nas aulas de inglês? Mas e se o seu filho não for o aluno exemplar? E se ele demonstrar desinteresse pelas aulas? O que fazer? Como estimular o filho a gostar de estudar inglês?

Abaixo listamos 5 dicas que podem ajudar pais e mães a motivar os filhos a estudarem e aprenderem mais no curso de inglês. Confira.

1. Em uma casa com filhos estudantes são frequentes perguntas como: “Já estudaram para a prova?”, “Já fizeram a lição de casa?”, “Ainda não??”. Estes questionamentos são repetidos várias vezes e na maioria delas sem efeito algum. A dica é estabelecer horários fixos de estudos, momentos de estudo mais intenso quando necessário, com pequenas pausas para um lanchinho ou ir ao banheiro. É importante não ultrapassar esse tempo para que os jovens não fiquem desmotivados, se cansem, percam o foco ou se distraiam.

2. Punir seus filhos por erros cometidos em exercícios ou por não compreenderem um conteúdo pode desmotivá-los ou até mesmo traumatizá-los. Muitas vezes as correções feitas de maneira errada, podem gerar nos jovens uma sensação de fracasso que torna desagradável as tentativas de acerto. Mesmo que seu filho não seja o melhor aluno, é essencial demonstrar apoio e compreensão. Pense bem: você não quer que ele ache que só é amado quando tira boas notas! A dica é: tenha paciência, ajude e reconheça as suas conquistas (mesmo as pequenas). Além disso, estreite a relação com professores e coordenação da escola de inglês, pois eles podem passar informações valiosas de como o desempenho do seu filho pode melhorar.

3. Os adolescentes precisam que tudo que aprendem tenha uma aplicação prática. Com certeza você já ouviu: “Mas pra que eu vou usar isso?”. Nessas horas explique como será importante falar inglês fluentemente quando for ingressar no mercado de trabalho ou quando for para a universidade. Cite o máximo de exemplos de pessoas conhecidas e aponte situações possíveis do mundo real. Na maioria das vezes, ter essa noção de que o inglês é realmente útil pode aumentar muito a motivação dos seus filhos.

4. Defina metas de curto prazo. Nessa idade, os adolescentes ainda não pensam muito em futuro profissional, então, mantenha o foco deles em algo mais próximo, como a viagem para Disney World que eles tanto desejam.

5. Não troque notas por presentes. Por mais que funcione às vezes, um dia, quando seu filho for adulto e deixar de ganhar ‘prêmios’ pelo desempenho, ele pode perder a motivação para tudo (estudos, trabalho, família...). Explique que, muitas vezes, o resultado do esforço poderá ser notado apenas anos depois e isso é normal.

Motivar seus filhos adolescentes fica mais fácil se você souber o que está causando a falta de motivação neles. Converse, demonstre interesse pelas atividades que realizam no dia a dia e essa proximidade irá lhe dar todas as ferramentas para ajudá-los nos estudos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então aproveite e leia também o post relacionado abaixo, sobre 10 maneiras de perguntar como foi a aula de inglês.

See you!






Fonte: https://www.terapiadecrianca.com.br/como-motivar-o-filho-para-estudar/

© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão