Gamefication – estímulo para aprender idiomas mais rápido

Atualizado: Jun 8


Quantas horas você gasta no computador ou no celular? Pesquisas mostram que esse tempo aumenta cada vez mais e os apps de jogos contribuem muito para isso. Há tempos que pessoas buscam formas de usar jogos como ferramenta de aprendizado e assim começou o que hoje conhecemos como gamefication.

Mas o que é gamefication? Em português, 'gamificação' é um conceito que consiste em usar técnicas e estratégias de games em outros contextos. Na prática, é ‘trazer’ o jogo para a realidade como forma de aumentar o engajamento, a produtividade e o foco, tornando tarefas mais desafiadoras e metas mais fáceis de se alcançar, seja qual for o contexto.

Parece mentira, mas o gamification pode ser muito bem aplicado ao aprendizado de idiomas. Que saber como? Vamos lá:

Gamification é muito efetivo no ensino, pois instiga a cooperação e a competitividade, duas características inerentes a todo ser humano. No ensino de idiomas, os feedbacks instantâneos vindos diretamente para seu smartphone, a possibilidade de avançar etapas, as recompensas e prêmios dão o estímulo que muitas vezes o aluno busca no dia a dia.

Um aluno precisa de feedbacks o tempo todo para aprender com os erros e evoluir. Em um aplicativo de jogo, quando você acerta, instantaneamente recebe pontos ou recompensas devidas, porém, se erra, perde pontos ou precisa voltar uma fase, certo? É isso que deixa o jogador mais atento e determinado a melhorar, aprendendo com seus próprios erros. É fácil gastar horas online buscando vencer um pequeno desafio que falta para avançar uma etapa.

Como você pode usar o conceito de gamification para aprender idiomas mais rápido?

A tecnologia contribui muito para isso, pois existem inúmeros aplicativos gratuitos para desenvolver habilidades específicas em qualquer idioma. Abaixo segue uma lista com os apps mais populares para aprender inglês. Confira:

Duolingo - esse app é divertido e viciante. Você ganha pontos a cada acerto e avança níveis. São lições curtas, divididas por temas, como roupas, animais, comidas, entre outros. Funciona muito bem para aprender novo vocabulário e escrita. Você pode escolher praticar diferentes idiomas.

Lingualeo - neste app o aluno vai encontrar conteúdos diferentes, músicas, audiobooks, vídeos e textos. Todos os materiais vêm com legendas. Os exercícios treinam a gramática, leitura, compreensão oral e vocabulário.

LearnEnglish Elementary Podcasts - Esse é o app oficial do British Council com podcasts em inglês sobre assuntos do cotidiano. São mais de 20 horas de material para ouvir, mesmo quando não tiver acesso à internet. Ideal para quem já tem bom nível de inglês, mas precisa melhorar a compreensão oral.

Todos estes aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para Android e IOS. Pesquise na sua loja de aplicativos e descubra mais apps legais de inglês e também de outros idiomas. Deixe seu comentário com sua opinião sobre este post ou sobre os aplicativos que mencionamos. Sua opinião é muito importante pra gente.


Você também vai gostar deste post: Acelere o aprendizado de um novo idioma.

See you!


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão