Inglês instrumental: dicas para apresentar um artigo na faculdade

Atualizado: 17 de Dez de 2019


Sou aluna do curso de inglês da Skylimit idiomas e também estou cursando o oitavo semestre do curso de Enfermagem na universidade, então achei válido escrever esse post que pode ajudar muitos estudantes.

Se você pretende iniciar uma faculdade ou se já está cursando a graduação, independentemente da área escolhida, é provável que você tenha uma disciplina chamada inglês instrumental, que serve para prepará-lo para ler textos em inglês dentro da sua área de atuação.

Diferente das escolas de idiomas, nas quais desenvolvemos as 4 habilidades da língua (fala, escrita, leitura e compreensão auditiva), na disciplina de inglês instrumental, é dado ênfase apenas à leitura e ao vocabulário, para que o acadêmico seja capaz de entender e interpretar textos de forma rápida e efetiva. Porém, nem sempre é tão simples.

Neste post eu dou algumas dicas para facilitar a apresentação de artigos na língua inglesa, uma das atividades favoritas dos professores de inglês instrumental. As melhores e mais ricas bibliografias do mundo estão em inglês, por isso, é bom estar bem preparado para aproveitar o melhor desse conteúdo.

E então? Precisa apresentar um artigo que está escrito em inglês? Tem dificuldades em elaborar uma boa apresentação? Siga a leitura!

Dica 1: Dê um título para a apresentação

Você pode ser bem objetivo, use “Article Presentation” ou algo que defina que tipo de texto você leu.

Dica 2: Se apresente para sua audiência

Fale brevemente sobre você dizendo seu nome, o nome do curso que você está fazendo (se for diferente dos demais) e o semestre em que está (se julgar relevante).

Dica 3: Mencione o título do artigo e autores

O título deve ser em inglês (mesmo que você saiba a tradução, traga o título original) e ao apresentá-lo você pode explicar ao público o que ele significa.

Dica 4: Diga onde o artigo foi publicado e em que ano

Esta informação é muito importante, pois ela dá credibilidade ao artigo e mostra que a pesquisa é atual ou se já está ultrapassada.

Dica 5: Liste as palavras-chave

Cite os termos que você utilizou para encontrar o artigo.

Dica 6: Faça introdução e desenvolvimento

A introdução é fundamental em uma apresentação, traga trechos do artigo que expliquem resumidamente o tema principal. Já no desenvolvimento você pode aprofundar mais o assunto. Utilize termos em negrito para facilitar na hora de você explicar para quem lhe assiste.

Dica 7: Use imagens grandes e relevantes

Além de ficarem lindas na apresentação, os recursos visuais ajudam na compreensão e memorização do assunto. Cada imagem pode ter seu papel, podendo até mesmo divertir (se julgar adequado).

Dica 8: Não esqueça das considerações finais

Essa é a hora de você revisar alguns tópicos importantes discutidos ao longo da apresentação. Seja sucinto e rápido. Tome cuidado para não se tornar repetitivo.

Dica 9: Agradeça sua audiência e abra tempo para que lhe façam perguntas

Se você domina o assunto, esse é o momento para encerrar com chave de ouro. Na tela, disponibilize seu e-mail ou outras formas de contato relevantes para sua área.

Dica 10: Não esqueça das referências

É imprescindível indicar as fontes bibliográficas utilizadas na apresentação para fundamentar cientificamente o conteúdo que você apresentou. Verifique sempre se estão de acordo com as normas vigentes.

Para mais slides como os que mostrei acima ou outros temas para apresentações, baixe grátis clicando aqui.

Espero que essas dicas lhe possam ser úteis. Se gostou, compartilhe esse post.


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão