Tirando as dúvidas sobre aulas de inglês para as crianças

Atualizado: 17 de Dez de 2019


Um assunto que sempre gera polêmica é a idade ideal para colocar os filhos em um curso de inglês. No post Qual é a melhor idade para aprender inglês?, falamos que existem períodos de desenvolvimento cerebral que chamamos de oportunos para o aprendizado. Contudo, muitos pais ainda temem que possa haver conflito na aquisição de duas línguas simultaneamente, o que não acontece. Crianças podem aprender várias línguas e isso não terá malefício algum, pelo contrário.

Mas o que requer a atenção dos pais é a qualidade do curso e a maneira que o idioma é apresentado para seus filhos. As aulas de inglês precisam ser muito animadas, bem preparadas e atrativas para os pequenos! Nada de exercícios convencionais, repetições mecânicas ou atividades gráficas demais. Criança aprende brincando! Leia também este post: É possível meu filho aprender inglês brincando?

No aspecto linguístico, é fundamental que seja respeitada a faixa etária e o contexto da criança, levando em consideração as limitações e vivência de cada idade. Na medida que cresce, o aluno vai adquirindo habilidades que lhe dão condições de ampliar o vocabulário e aprender estruturas mais complexas.

Outro ponto importante é não dar ênfase a tradução para o português. Crianças adquirem a língua estrangeira espontaneamente, usando-a em um contexto sem precisar fazer relação com a língua materna. Um exemplo: na primeira aula a teacher diz: Sit down, please! (Sentem-se, por favor!). Ela faz um gesto e senta-se logo após. Na aula seguinte, isso se repete. Em pouco tempo, basta que a teacher fale a frase e todos se sentam, mesmo que ela não o faça.

Veja este outro post Mas é tão novinho...será que criança aprende?

A professora deve falar com os alunos o tempo todo em inglês? Claro! E não é assim que as crianças aprenderam português? Todos nós falamos português com bebês e crianças! Com a segunda língua acontece a mesma coisa. Não é preciso proibir o uso de português, mas o uso da tradução como um hábito, prejudica muito o desenvolvimento da compreensão e da oralidade.

Nós da Skylimit idiomas, como educadores, temos o importante papel de informar e ajudar pais e alunos a entenderem melhor o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Diga nos comentário o que achou das nossas dicas e repasse, para que outros pais saibam da importância dos filhos aprenderem inglês ainda na primeira infância. Se quiser saber mais sobre esse assunto acesse este webinar para escolher o curso certo para seus filhos.

See you!!


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão