Mercado de trabalho: O inglês é mais importante do que nunca

Atualizado: 17 de Dez de 2019


Quem está procurando um emprego já sabe que cada vez mais uma segunda língua faz parte dos requisitos básicos exigidos dos candidatos. De acordo com dados de pesquisas, o inglês aparece como o idioma mais exigido nas empresas, com mais de 90%, seguido do espanhol com quase 50%.

Mas pouco vale saber apenas o inglês do dia a dia, que muitas vezes é suficiente para viajar. É necessário que as palavras e expressões conhecidas estejam relacionadas à sua profissão. Ainda assim, milhares de Pinóquios pelo Brasil mentem no CV ao dizerem que falam o idioma fluentemente. A Catho, maior site brasileiro de classificados de empregos, mostra que menos de 3% pode dizer que tem fluência verbal nessa língua.

Para os despreparados, a má notícia é que, apesar de sempre ter existido, o jeitinho brasileiro está com os dias contados para quem busca uma colocação em uma multinacional, porque o processo de recrutamento tem sido cada vez menos flexível. A exigência das habilidades de conversação não é mais só para cargos de gerência, mas também para estagiários e outras funções iniciais. Afinal, as empresas não podem se dar ao luxo de ter colaboradores que não se expressam em outra língua – ainda mais em tempos de equipes enxutas e eficientes.

Raphael Falcão, diretor da Hays, empresa de recrutamento e seleção especializada em vagas de média e alta gerência no Brasil, diz em entrevista para a Revista Exame, que o melhor custo benefício para o profissional, com certeza é falar inglês. Falcão não estimula a fazer um MBA se a pessoa ainda não tem uma proficiência no segundo idioma. A língua inglesa, de acordo com ele, é de longe o maior diferencial. Leia a matéria na íntegra clicando aqui.

Se você está ciente dos prejuízos que a falta de fluência em um segundo idioma pode provocar na sua carreira e quer tornar seu currículo mais competitivo, aqui vai uma valiosa recomendação: corra atrás do prejuízo e invista em um bom curso de inglês. Seja persistente, comprometa-se em realmente estudar, pois aprender a ser fluente em uma segunda língua requer dedicação e comprometimento. Outra dica que poderá ser útil é ler este post que fala sobre O que as empresas buscam em um profissional?

See you.

© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão