Não diga YES ou NO

Hoje venho falar de uma dica simples, mas que, como professora de inglês, tenho que explicar para 99% dos alunos já logo de cara: não diga só yes ou no.


Calma! Yes quer dizer sim e no significa não, mas às vezes se você responde só yes, o ‘gringo’ vai pensar que você é mal educado ou até grosseiro.


“Mas teacher, em português pode!”


Pois é, mas tudo depende da situação, do quão informal é sua conversa, etc. Via de regra, os falantes de inglês precisam de um auxiliar nas chamadas respostas curtas (short answers). Nas minhas aulas eu sempre dou o exemplo de casamento. Assista essa cena de Friends e entenda melhor:

Se você, assim como eu, é fã da série, já deve ter assistido esse episódio que fala sobre casamento (se não viu, fica a dica!). Quando Rachel abre a porta ela diz: I do. Isso porque em todos os casamentos, o padre sempre pergunta aos noivos se eles aceitam um ao outro dizendo assim:


Do you take fulano de tal to be your lawfully wedded wife/husband? (Você aceita xxx para ser sua legítima esposa/esposo?) E os noivos repondem I do, sem nem mesmo falar dizer yes.


Mas por que isso acontece? Em inglês, temos que sempre de ficar atentos ao tempo verbal e ao auxiliar usado nas perguntas para responder sempre de maneira correta utilizando as short answers (respostas curtas). Veja alguns exemplos:


Do you speak English? (Você fala inglês?)

Yes, I do.


Did you work yesterday? (Você estudou ontem?)

No, I didn’t.


Can you drive? (Você sabe dirigir?)

No, I can’t.


Lembre-se que é preferível que você diga apenas o sujeito mais o auxiliar do que o yes ou no, como a Rachel, de Friends, disse na cena. E se você estiver entre amigos ou família nas conversar bem informais, há também a possibilidade de dizer yep, yeah (que significam sim) e nope, nah (não).


Isso não quer dizer que você aprendeu algo errado, ou que não será compreendido, mas quando falamos de língua estrangeira, viagens e comunicação temos que conviver e respeitar as diferentes culturas e formas de falar de pessoas de outros países.


Espero que tenha lhe ensinado algo novo.

gif

Até breve. See you!



© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão