Networking – uma forma de impulsionar sua carreira

Atualizado: 17 de Dez de 2019


Em um mundo cada vez mais conectado, a todo o momento novos termos e expressões são inseridos no contexto business. Palavras como co-working, brainstorm e feedback já fazem parte do vocabulário cotidiano de alguns, como já mencionamos no post Inglês para negócios: termos importantes para o trabalho.

Se você já é familiarizado com alguns destes termos, já deve ter ouvido falar em network. Esta é a união das palavras net (rede) e work (trabalho) em inglês, e pode ser traduzido como 'rede de contatos' ou podemos dizer também networking, que é a ação de promover relações interpessoais, ou seja, se conectar com algo ou alguém através de interesses profissionais.

Networking aumenta as oportunidades de sucesso profissional em qualquer área de atuação e pode acontecer através de trocas de experiências em conversas informais, apresentações em reuniões de negócios, ligações, videoconferências, e-mails ou mensagens.

Se você busca obter uma boa colocação no mercado, muitos contatos e ser bem conhecido em seu meio, ou até mundialmente, deve ter um bom networking e, para isso, o primeiro passo é se comunicar bem, inclusive (ou principalmente) em inglês.

Isso mesmo! Quando você possui domínio de uma segunda língua, como o inglês por exemplo, as portas se abrem para um outro nível de comunicação e seu networking expande trazendo novas oportunidades, visto que a língua inglesa é a mais utilizada nas relações internacionais de comércio, negócios, entre outros.

É preciso ter em mente que as gigantes multinacionais e também as as pequenas empresas são influenciadas por práticas internacionais de mercado, todas em busca do profissional que esteja apto a entender essas trocas e evoluções de serviços. Então, para que as possibilidades de sucesso se multipliquem, participe de eventos, reuniões, fóruns de discussão, cursos, webinars, workshops também são ótimas maneiras de criar interações com novas pessoas e redes.

E não pense que ficar o tempo todo no celular, em aplicativos de mensagens ou redes sociais é fazer networking. O ideal é que você alie sua competência na comunicação ao seu conhecimento e desenvolvimento técnico.

E então? Como anda sua lista de contatos profissionais? Algum partner internacional? Não? Comece a se preparar, estude idiomas e amplie seus horizontes! Start practicing networking!

Aproveite e veja também este post para expandir seu vocabulário: Termos de marketing em inglês.


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão