O que as empresas buscam em um profissional?

Atualizado: Set 24


Atualmente, com a correria do dia a dia e o turbilhão de informações que recebemos através das redes sociais, deixamos de nos dedicar a coisas importantes, como por exemplo, nos especializarmos em uma área de atuação profissional e um segundo idioma.


Conversando com Juliana Oliari, da agência de RH Capital Humano, em Santa Cruz do Sul, obtivemos informações importantes sobre o que as empresas estão exigindo dos candidatos às vagas de trabalho atualmente. Veja:


"Empresas passam a ser mais criteriosas nos processos seletivos e buscam profissionais que entregam melhores resultados, isso devido às exigências dos clientes e do mercado.(...)


Empresas se diferenciam através das pessoas que atuam nela. Profissionais com facilidade de adaptação às constantes mudanças, garantindo a estes, as melhores oportunidades de carreira. Os candidatos precisam mostrar-se resilientes para se adaptar mais facilmente às mudanças. Da mesma forma, as funções generalistas ganham destaque no cenário de redução do quadro de funcionários, já que os que permanecem precisam assumir mais responsabilidades."

Juliana prossegue:

"Para a área de gestão de pessoas, uma característica – até então não muito explorada – é o autoconhecimento. Esta tem sido uma palavra chave nos negócios: as pessoas que se conhecem e conseguem visualizar seus pontos críticos, tem a tendência de solucionar problemas com maior facilidade e, sozinhas, impulsionam os seus resultados. Estes profissionais conseguem perceber quando algo não está indo bem e, a partir disso, buscam apoio de outras áreas, cursos e/ou treinamentos, para que possam mudar positivamente o cenário. Além de beneficiar as empresas, o autoconhecimento favorece as pessoas na vida como um todo. Aquelas atividades estressoras passam a ser interpretadas de maneira diferente."


A analista de RH destaca também que os candidatos às vagas disponíveis atualmente devem ter atitude:

"Pessoas com atitude costumam buscar novos conhecimentos, procuram se desenvolver, são curiosas e querem conhecer novas possibilidades.(...) Para exemplificar esta característica, podemos citar idiomas. (...) Quantas pessoas você conhece que estão estudando inglês? Na percepção dos CEO’s, as pessoas com atitude não esperam surgir a necessidade, elas vão atrás antes disso acontecer."


Agora que você já sabe o que buscam os contratantes e sabe da importância de aprender inglês, não espere mais e comece a estudar o idioma.


Leia também: Networking – Uma forma de impulsionar sua carreira.


See you!



© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão