O que meu filho vai aprender no curso de inglês?

Atualizado: 17 de Dez de 2019

Até bem pouco tempo atrás, havia um dilema sobre matricular ou não os filhos pequenos em um curso de idiomas, pois acreditava-se que isso iria atrapalhar o aprendizado das crianças na escola ou atrasar sua fala.

Porém, com o aumento da informação, a oferta de aulas de inglês nas escolas de educação infantil e o surgimento de novos colégios bilíngues em todo o país, os pais têm buscado nossos serviços cada vez mais cedo, mas ainda com muitas dúvidas e com algumas conclusões incertas.

Aqui na Skylimit idiomas, a pergunta mais frequente é: “O que meu filho de 4 anos irá aprender em um curso de inglês?”

Os conteúdos abordados nas aulas de inglês para crianças, assim como na escola de educação infantil, são baseados nos conceitos de formação pessoal e social. Os assuntos giram em torno da rotina diária, bons hábitos, relacionamento familiar, vida escolar, experiências e conhecimento de mundo.

Leia também este post: Mas é tão novinho... será que aprende?

Nessa faixa etária (dos 4 aos 6 anos) as crianças ainda não leem e nem escrevem e o período de atenção para cada tarefa ainda é muito curto. Assim, a teacher precisa planejar muito bem cada hora de aula.

O vocabulário ensinado é sugerido pelo livro adotado pela escola. Nessa modalidade, utilizamos o material da coleção Jump In, da Editora Oxford. Vamos ver um exemplo do que os alunos aprendem no primeiro ano de curso:

Unidade 1:

-Como dizer olá e despedir-se;

-Cores (azul, verde, amarelo, vermelho);

-Falar do tempo (ensolarado, chuvoso);

Unidade 2:

-Partes do corpo básicas (cabeça, mãos, pés, corpo);

-Falar do tempo (com vento);

Unidade 3:

Animais de estimação (cão, gato, coelho, pássaro);

Unidade 4:

Roupas (camiseta, shorts, chapéu, sandália);

Unidade 5:

Comida (sanduíche, suco, iogurte, banana);

Repare que cada unidade apresenta não mais do que quatro palavras novas, mas esse número irá aumentar gradativamente nos livros subsequentes.

Além desse vocabulário, a cada momento da rotina em sala de aula, são trabalhadas diferentes expressões vistas em historinhas ou músicas, vídeos, jogos e atividades temáticas.

Tudo isso é revisado continuamente para a consolidação do vocabulário, pois o sistema linguístico dos pequenos continua a se reorganizar e aperfeiçoar até a pré-adolescência, sendo enriquecido pelas experiências culturais e por sua vivência escolar.

Então lembre-se, pai ou mãe: nas aulas de inglês para crianças não nos atemos somente à regras gramaticais, escrita ou fluência. Queremos principalmente tornar o inglês uma brincadeira, na qual as crianças utilizam um novo jeito de se comunicar.


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão