Para que servem os exames de proficiência?

Atualizado: Jun 9

Se você é universitário, faz curso de idiomas ou trabalha em uma multinacional, já deve ter ouvido falar de exame de proficiência. Siglas como TOEFL® e IELTS costumam deixar muita gente confusa, não é mesmo?

Às vezes, apenas saber falar inglês não é o suficiente, por isso ao candidatar-se a uma vaga em um curso ou trabalho no exterior, um intercâmbio, fazer uma prova de mestrado ou doutorado e até buscar emprego em uma multinacional, você precisar provar suas habilidade na língua através de um exame de proficiência.


Para profissionais que trabalham diretamente com ensino de língua inglesa ou tradução, um exame de proficiência pode até ajudar no currículo, mas não é pré-requisito para seguir carreira. Por isso, a não ser que você esteja planejando estudar ou trabalhar fora do país, a probabilidade de você precisar realizar um exame de proficiência é muito baixa.


Entendido isso, falaremos um pouquinho sobre os principais exames existentes atualmente. Confira:

Prova de proficiência em inglês para o mestrado ou doutorado

A prova de proficiência em inglês é exigida de todos os candidatos que desejam ser aprovados em um mestrado ou doutorado. Esta prova é aplicada pela própria universidade e exige apenas habilidades em leitura e interpretação de textos em inglês.


TOEFL® – Test of English as a Foreign Language

É o exame mais aceito e respeitado por universidades estrangeiras e também o mais famoso teste de proficiência em língua inglesa na atualidade. Seu custo é de $215,00 dólares americanos e a prova é dividida em quatro partes, todas realizadas no mesmo dia o resultado tem validade por dois anos. Saiba mais sobre este teste clicando aqui.

TOEIC® – Test of English for International Communication

Voltado para o âmbito corporativo, o TOEIC® avalia habilidades mais práticas, como ligações telefônicas, viagens e comunicações em negócios.

Ele não possui validade estabelecida e possui dois módulos de certificação separados: Listening and Reading e Speaking and writing. Mais informações aqui.

CAMBRIDGE – First Certificate in English (FCE), Certificate in Advanced English (CAE) e Certificate of Proficiency in English (CPE)

A certificação de Cambridge também é bastante requisitada no mundo acadêmico internacional, especialmente no Reino Unido. Com validade permanente, o exame possui cinco níveis distintos: básico (KET), intermediário (PET), intermediário superior (FCE), avançado (CAE) e proficiência (CPE). O custo aproximado para fazer o teste de proficiência em inglês CPE, por exemplo, é de R$ 915. Veja mais clicando aqui.

IELTS – International English Language Testing System

Este exame pode aparecer como requisito acadêmico, empresarial ou até mesmo para fins de imigração. Promovido pelo British Council em parceria com a Universidade de Cambridge, ele é especialmente solicitado em países como Reino Unido, Austrália e Canadá e seu custo é cerca de R$800,00 e ele não possui prazo de validade. Há uma modalidade especial para quem deseja imigrar para o Reino Unido, mas seu modelo tradicional avalia as quatro habilidades da língua: expressão oral, escrita, compreensão auditiva e interpretação textual. Mais informações neste site aqui.

Segue uma dica básica: Antes de decidir que teste fazer, sempre verifique com a instituição para a qual você pretende se candidatar quais certificações são aceitas. A pontuação mínima necessária também depende da instituição e do país para o qual se está buscando uma colocação. É prerrogativa da universidade ou da empresa exigir o nível necessário para se inscrever. Via de regra, quanto maior é o nível acadêmico da instituição, maior é o valor necessário para ser aprovado.

Você pensa em fazer um teste de proficiência? Quais seus objetivos? Nos comentários exponha suas dúvidas ou dicas sobre estas ou outras certificações.


Leia também: Como estudar para exames de proficiência?

© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão