Páscoa: as tradições ao redor do mundo

Atualizado: Abr 14


No Brasil, além das tradicionais celebrações religiosas, comemoramos esta data presenteando amigos, familiares e principalmente crianças com chocolates e ovos de Páscoa.


Mas como será que comemora-se a Páscoa ao redor do mundo?


Na China, o feriado é especial apenas para os cristãos, que representam uma parte pequena da população. Entretanto, milhões de chineses aderiram às comemorações ocidentais infantis de caça aos ovos, apenas pela diversão.


No Leste Europeu, as danças típicas, pinturas de ovos, desfiles e artesanato fazem parte das comemorações que duram dias inteiros nas ruas das cidades.

Na Polônia, há uma tradição chamada Smigus-Dyngus onde os meninos se juntam para encher baldes de água para molhar as meninas. Segundo a tradição, as meninas que forem molhadas durante a celebração se casarão dentro de um ano.

Em Bermudas, na Sexta-feira Santa a população vai para as ruas empinar pipas coloridas feitas em casa.


Na Noruega, Paaskekrim ou “Crime de páscoa” é uma tradição bastante peculiar: as pessoas leem livros de suspense ou assistem a séries criminais na TV. Muitas famílias vão para as montanhas durante a semana livre que começa na sexta-feira que antecede o Domingo de Ramos e termina apenas na terça após a Páscoa.


No Norte Europeu, enormes fogueiras são acesas no sábado e no domingo, e famílias, amigos e grupos da comunidade se reúnem à sua volta. As noites são festivas e regadas a muita comida e bebidas.


Na Suécia, as refeições são baseadas em ovos e lebres, porém a tradição mais interessante deste país seja que nos dias que antecedem a Páscoa: as crianças se vestem de “Bruxas da Páscoa” e passam nas vizinhanças trocando desenhos e pinturas por doces, em uma tradição bastante semelhante ao Halloween dos Estados Unidos.

Na Espanha, eles fazem um bolo com um ovo inteiro dentro (casca e tudo!) e então quebram na cabeça uns dos outros.


Nas Filipinas, os homens conduzem uma procissão liderada por uma imagem de Jesus e as mulheres, conduzem outra, seguindo a imagem de Maria coberta por um véu de luto. Quando os dois grupos se encontram na igreja, simbolizam Cristo encontrando e consolando sua mãe após a ressurreição. Os anjos então removem o véu de Maria e a procissão se torna uma bonita festa.


Na Inglaterra, há troca de presentes, que vão de ovos de Páscoa a roupas, chocolates ou até pacotes de férias.

Na França, conforme a lenda dos sinos voadores, de quinta a sábado durante a Páscoa, os sinos não tocam em sinal de luto. No domingo, tocando para celebrar a ressurreição de Cristo, há ovos por todas a cidade.


Em Israel, milhares de turistas viajam para Israel a fim de celebrar a Páscoa na Terra Santa de Jerusalém. Fogueiras santas e velas simbolizam a ressurreição de Cristo lá.


Leia também: Páscoa nos Estados Unidos: 10 fatos curiosos.


E então, qual a tradição mais curiosa para você? Comente e compartilhe essas curiosidades culturais com seus amigos.


See you!





© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão