Por que falar inglês é tão importante?

    Atualizado: 17 de Dez de 2019


    Vários estudos comprovam que estudar idiomas pode beneficiar seu cérebro de diversas maneiras. Como resultado de uma aprendizagem bem-sucedida, os centros de língua do cérebro costumam crescer e por isso, quanto mais você aprende mais as áreas vitais do seu cérebro se desenvolvem.

    Inglês já é a língua mais falada no mundo há algum tempo e a crescente globalização e a tecnologia cada vez mais avançada presentes na nossa rotina, fazem com que dominar este idioma nos dias atuais seja imprescindível.

    Mas por que é tão importante falar inglês ou ter algum nível de bilinguismo?

    Trabalho / Carreira

    Sabe-se que para ter uma boa colocação em uma empresa multinacional, por exemplo, deve-se ter, no mínimo, o nível intermediário de inglês.

    Vale lembrar que o inglês não é apenas um dos idiomas mais falados no mundo, mas a língua mundial dos negócios. Quem não falar inglês, estará parcialmente excluído da comunidade global e do mercado de trabalho. Já publicamos aqui no blog um post sobre as 10 profissões em que o inglês é fundamental. Leia e veja quais as áreas em que mais necessitam de falantes de inglês.

    Viagens Internacionais

    Ao viajar para o exterior, mesmo que para países onde o inglês não é a língua materna, ter bons conhecimentos no idioma, pode ser de grande ajuda. Situações constrangedoras podem ser evitadas durante a tão sonhada viagem internacional. Algumas frases básicas em inglês ajudam muito em situações corriqueiras, como mostramos neste post: Inglês para viagem: restaurante.

    Filmes / Séries

    A sua experiência ao assistir a um filme ou a sua série favorita fica muito mais rica quando você realmente pode apreciar a interpretação dos atores. Legendas e dublagens, ainda que muito bem feitas, jamais se comparam ao áudio original. As piadas podem perder a graça, pois alguns termos não tem tradução, os sotaques ficam artificiais e muito conteúdo se perde na tradução, começando pelos títulos.

    Música

    Pense em uma música em inglês que transmite emoções e fala de sentimentos. Já imaginou conseguir entender o está ouvindo e ainda, poder cantar suas músicas favoritas sem correr o risco de proferir palavrões ou xingamentos em voz alta?

    Tecnologia / Internet

    Basta digitar no Google a frase 'como aprender inglês', terá como resposta um pouco mais de 2 milhões de links, mas, se escrever 'how to learn English', encontrará mais de 600 milhões.

    O inglês é a língua da internet e tecnologia: desde o vocabulário técnico, que muitas vezes nem é traduzido (como, gadgets, hardware, software, mouse, etc), até o conteúdo nos sites pelo mundo inteiro.

    Intercâmbio de estudos

    Um profissional com uma graduação feita no exterior terá um currículo muito mais visado. Estudar fora é, sem dúvida, uma experiência inesquecível, porém, possuir algum nível de conhecimento em inglês é muito importante para evitar situações desagradáveis. Além disso, para matricular-se em uma universidade, é preciso passar por um exame de proficiência, para provar o domínio no idioma.

    Leitura e vida acadêmica

    A literatura da língua inglesa tem centenas de autores famosos, como Shakespeare, J.K. Rowling e Ernest Hemingway. Apesar de existirem boas traduções, entender um conteúdo original em inglês é muito mais envolvente, assim como nos filmes.

    Além disso, a leitura proficiente de textos acadêmicos em língua inglesa tem se tornado essencial, tanto para quem se dedica ao aprofundamento de conhecimentos especializados em qualquer área do conhecimento, como para os que desenvolvem pesquisas na pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Assim como na internet, muitos artigos e livros nem possuem edições no nosso idioma.

    Percebeu? Há bem pouco tempo o inglês era um privilégio de poucos, hoje, é uma necessidade de muitos. Sejamos francos, ter proficiência em inglês, ou qualquer idioma, não é uma tarefa fácil. Por isso, quem realmente quer aprender deve entender que a caminhada é longa, mas vale a pena.

    Se você ainda não deu o primeiro passo, busque a Skylimit idiomas, que oferece soluções eficientes através de metodologia dinâmica e professores qualificados, para lhe ajudar a alcançar seus objetivos. E não se esqueça de deixar suas dúvidas, sugestões e impressões nos comentários!

    See you!


    © Skylimit Idiomas [email protected]

    Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

    Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

    Inglês | Espanhol | Alemão