Porque não devo desistir do curso de idiomas

Atualizado: 17 de Dez de 2019


Há quanto tempo você estuda língua estrangeira? Se você está fazendo aulas há algum tempo, já teve aquela sensação de que seu aprendizado ‘estacionou’? Acha que no início estava aprendendo mais? Calma!

É comum ouvir alunos que já estudam há algum tempo, dizerem que não estão mais ‘sentindo’ que estão aprendendo. Isso é normal. Mas você sabe por que isso acontece?

O nome disso é: Efeito Platô. Essa diminuição no ritmo e na sensação do aprendizado tem uma explicação científica: seu cérebro absorve mais o conteúdo novo, pois está consolidando o que você já aprendeu e passa a guardar as coisas novas para acessá-las quando necessário. Isso é temporário e necessário no processo de aprendizagem de outra língua.

Veja este gráfico:

Nele vemos duas curvas: a azul, que representa a aprendizagem, e a laranja, que é a motivação do aluno.

No início de um curso de inglês ou espanhol, somos expostos a muita informação, novas palavras e regras. À medida que o aluno se aprofunda no assunto, percebe que o aprendizado flui e que o resultado é muito animador.

Contudo, com o tempo, vamos perdendo a motivação, seja por desânimo, cansaço, monotonia, ou qualquer outro motivo. Este é um momento crítico e perigoso!

Veja o ponto da virada na aprendizagem. É nele que se diferenciam as pessoas que irão atingir os seus objetivos ou não. É preciso ter persistência e paciência para passar essa fase. Naturalmente acontece o aumento gradativo na velocidade do aprendizado, e consequentemente a motivação volta a aumentar.

A dica é: quando estiver aprendendo algo novo e se sentir desmotivado, sem vontade de progredir e finalizar o estudo, saiba que você está no ponto que citamos, e que ele vai passar se houver persistência. O sentimento de aprender coisas novas e estar com amplo domínio do que aprendeu (a famosa maestria), é extremamente prazeroso. Essa é a fase do auge do aprendizado, e pode ser o início de um caminho para a expertise no assunto.

Caso você ainda não tenha chegado lá, a dica é definir metas: faça listas de palavras novas em seu caderno, faça anotações de pronúncia, busque a letra de uma música que gosta e veja quantas palavras novas tem nela... Depois de um mês você vai ver a quantidade de conteúdo novo que adquiriu e isso vai deixar você mais tranquilo.

Persista, mantenha a calma e continue os estudos! Lembre-se: mesmo os professores mais experientes e os nativos da língua estão sempre aprendendo coisas novas sobre o idioma.

See you!!


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão