Primeira aula de inglês: saiba como preparar seu filho

Atualizado: Jun 30

Cada criança é diferente: algumas mais acanhadas, outras mais desinibidas. Os pais e mães também têm formas diversas de pensar quando o assunto é deixar os filhos na escola. Via de regra, o primeiro dia de aula é sempre difícil, seja na escola de educação infantil, escola regular ou no curso de inglês.


A Skylimit idiomas oferece aulas de língua inglesa para crianças a partir de 4 anos de idade e por isso a cada nova turma precisamos estar preparados para as mais diversas maneiras de adaptação dos pequenos.


Já com alguma experiência podemos trazer aqui algumas dicas para fazer com que esse processo seja mais fácil para pais e filhos. Confira:

Leve o seu filho para conhecer a escola

Antes do início das aulas, leve-o para conhecer os espaços, a sala de aula, onde fica o banheiro, etc. Se possível, apresente-o ao professor e troquem algumas palavras. Isso o deixará mais seguro do que vai encontrar no primeiro dia de aula.

Você também deve se preparar

É curioso como alguns pais (na maioria das vezes, mães) ficam desconfortáveis em deixar o filho ‘sozinho’, mesmo sabendo que ele estará seguro. Na sala de aula será estimulado o convívio com as demais crianças e professora, é natural que a insegurança tome conta. Porém, pouco adianta você estar junto ou acalmar seu filho que está indo para aula de inglês pela primeira vez se você não estiver preparado para tal situação.

Seja objetivo com seu filho

Não deixe ele ainda mais ansioso com longas explicações sobre como ‘possívelmente’ serão as aulas. Isso pode atrapalhar mais do que ajudar. Seja breve e diga apenas que ele irá se divertir, fazer novos amigos e aprender muitas coisas novas e legais.

Crie uma rotina

Uma coisa que ajuda as crianças é a rotina. Como os pequenos não têm noção de tempo, elas se orientam pelas tarefas e atividades diárias. No ‘dia do inglês’, por exemplo, faça assim: acordar, vestir-se, tomar café, pegar o material para o curso e ir para a aula. Fácil não é?

Seja firme

Seu filho nem sempre estará disposto a frequentar um novo ambiente sem questionar. Por isso, é muito importante que você esteja no controle da situação.


É claro que cada um tem sua maneira de lidar com isso, mas geralmente ceder a qualquer pressão imposta pelo filho (como uma sessão de choro, por exemplo) fará com que ele acredite que, com um pouco de manha, não precisará se separar de você. Geralmente os pais acompanham os filhos na primeira aula, mas nossa sugestão é que procure não se demorar muito para sair da sala e deixar seu filho só. Com a presença de um 'estranho' na sala, as crianças não tem o mesmo comportamento, dificultando o trabalho da professora e alterando a fluidez da aula.


Não 'suma'

No primeiro dia ou até mesmo depois, antes de iniciar cada aula ou mesmo se entrar na sala para participar dos primeiros momentos, avise seu filho quando sair, jamais fuja dele. Seja sincero e diga onde vai estar, deixando-o seguro que vai voltar na hora combinada ou se ele precisar.

Acompanhe o progresso e incentive seu filho a estudar mais inglês. Não force a barra para que a criança não associe sentimentos ruins com a aula. É preciso que ele esteja cada vez mais empolgado.


Agora comente e nos conte se gostou das nossas dicas! Que tal deixar um comentário com dúvidas e sugestões? Participe!


Leia também: O que meu filho vai aprender no curso de inglês?

© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão