Países que falam inglês

Atualizado: Ago 11


O inglês é o idioma mais difundido no mundo hoje, falado por cerca de 1/5 da população mundial. É a língua oficial de 53 países no planeta, porém, é a língua materna de apenas 400 milhões de pessoas. Ou seja, mais de 1 bilhão de indivíduos o têm como segundo idioma.

Os países com maior população de falantes nativos do inglês são respectivamente: EUA (64,3%), Reino Unido (16,7%), Canadá (5,3%) e Austrália (4,7%). Entre os Estados que adotam inglês como idioma oficial mesmo não sendo o principal, a Índia que possui a maior população de falantes, seguido da Nigéria e África do Sul.


A Europa é o continente com o maior percentual de falantes fluentes em inglês do planeta. Em quase todos os países lá, é possível se comunicar apenas nessa língua, sobretudo nas capitais. No Reino Unido e Irlanda é o idioma oficial, e em alguns países como Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia há um alto percentual de falantes, superando mais da metade da população.


Na Ásia, além da Índia, o inglês é amplamente falado, bem como nas Filipinas, no Paquistão e Singapura. Outros países com taxa de fluência que vão de moderada a alta no continente incluem a Coréia do Sul, Malásia e Vietnã.

Na China, cerca de 300 milhões de habitantes falam inglês atualmente e estudos apontam que metade da população com menos de 50 anos será fluente em meados de 2035.


O inglês é um dos idiomas oficiais em mais de 20 países africanos, com destaque para a África do Sul e Nigéria. Também é a língua oficial e mais falada em diversos países do Caribe e em praticamente todos os países e arquipélagos da Oceania.


A Argentina tem o melhor nível de inglês da América Latina. Nossos hermanos estão qualificados com nível de fluência moderado e posição #25 no ranking de fluência global. Brasil (#41), Uruguai (#43), México (#44) e Chile (#45), se encontram abaixo da média entre os 80 países pesquisados pelo English Proficiency Index do Fórum Econômico Mundial.

No Brasil hoje, apenas 5% da população é capaz de se comunicar em inglês. Porém menos da metade destes podem ser considerados fluentes. Esses números são muito baixos, apesar do idioma ser o mais utilizado no mundo dos negócios, nas publicações de jornais e livros, nas telecomunicações internacionais, na publicação científica, no comércio internacional, no entretenimento de massa e na diplomacia. O profissional que fala inglês tem uma média salarial 62% mais alta e muito mais chances no mercado de trabalho.

O inglês é um requisito básico no mundo todo, mas ainda é um grande diferencial para os brasileiros. Então se você já fala esse idioma, ou está aprendendo, considere-se afortunado. Você terá mais chances e destaque na sua vida profissional e acadêmica do que a grande maioria da população do país.


Não se esqueça: grandes oportunidades costumam vir para quem está preparado!


Leia também: Mercado de trabalho - O inglês é mais importante do que nunca.


See you!






© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão