Quer aprender a falar inglês sem medo?

Atualizado: Mai 19

Aprender inglês é, para muitas pessoas, um grande desafio. Mas por que algumas pessoas possuem mais dificuldade se comparadas com outras?


Existem vários aspectos que interferem no desempenho de alguém que quer ou precisa aprender inglês. Veja como adequar-se a práticas simples que irão ajudá-lo a permanecer motivado, pois qualquer pessoa pode e deve aprender a se comunicar em outra língua:

Vamos começar a abordagem verificando sua rotina com relação ao inglês. Você assiste filmes legendados ou dublados? Você curte músicas internacionais e gosta de cantá-las? Joga games online? Segue Youtubers estrangeiros? Aproveite! Você naturalmente já possui um grau de entendimento que irá ajudá-lo no processo de aquisição do idioma.

Outro aspecto que atrapalha a sequência do processo de aprendizagem está associado ao medo de errar. Muitos estudantes geralmente querem expressar-se como nativos e quando não conseguem, se sentem frustrados, angustiados e se desinteressam pelo idioma rapidamente. Erros fazem parte do processo de aprendizagem e o estrangeiro não irá se importar com eles, pelo contrário, irá interagir e motivá-lo a concluir sua ideia. O que você pode fazer neste caso, é prestar atenção nas falas do interlocutor para aprender ainda mais. Tenha iniciativa e não vergonha, afinal, ninguém nasce sabendo!


Você não quis ou não pôde matricular-se em um curso de inglês na infância? Após ingressar na faculdade ou começar a trabalhar, percebeu que precisaria já estar falando a língua? Está com pressa em aprender? Procura uma instituição de ensino que promete ensiná-lo em pouco tempo ou comprou uma plataforma on-line que garante um aprendizado rápido? Você acha que vai conseguir? Caso você possua contato diário com o idioma conforme mencionado na dica acima, não tiver medo de errar e dedicar-se diariamente aos estudos, é bem provável que você atinja seus objetivos.

A dica é escolher uma metodologia eficiente e profissionais competentes e motivados. Você deve se sentir bem enquanto estuda e precisa dedicar-se.

Você sabe que tipo de aluno você é? Qual é a sua melhor maneira de aprender? Ouvindo, lendo ou você é daqueles que precisa escrever para memorizar o conteúdo? Tente descobrir. Muitas pessoas são extremamente visuais, ou seja, precisam escrever para aprender de fato. Se você for um aluno visual, escreva palavras novas em folhas de papel e fixe-as nas paredes de seu quarto por exemplo, ou faça o seu próprio glossário. Visualize, crie frases e leia as palavras diariamente. Outra dica é assitir vídeos, filmes ou séries em inglês. Isto o ajudará na compreenção e memorização de frases e expressões que muitas vezes não tem significados literais.


Dedique mais tempo para praticar a fala! Use os áudios do curso que está fazendo ou cenas de vídeos da internet, desde os mais curtinhos e fáceis, até os mais difíceis. Repita muito, fale sozinho, faça de conta que está conversando com alguém, exagere na entonação de acordo com a situação, crie novos exemplos. E lembre-se: é muito importante prestar atenção quando pronunciar as palavras, escute-se sempre para perceber onde é possível melhorar.


Por fim, não permita que comentários dos outros (sejam eles quem forem) frustrem seus planos de aprender. Não seja exigente demais na gramática ou na pronúncia e nem queira falar inglês como um nativo logo de cara. O segredo é dedicar-se sempre e perseverar.


Gostou destas dicas? Então compartilhe nas redes sociais.


See you!


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão