Saint Patrick's Day: tudo o que você precisa saber

Atualizado: Fev 27


Muita gente sabe que Saint Patrick’s Day é um feriado dos 'gringos', especialmente celebrado na Irlanda, mas por trás de toda esta festa há muita tradição e história.

Afinal, quem era esse tal de Patrick? Siga a leitura e a gente te ajuda a entender um pouco mais.

Quando?

Dia 17 de março de todos os anos, presta-se homenagem ao dia da morte de São Patrício, ou Saint Patrick em inglês, santo patrono da Irlanda. Nessa data também se celebra toda a cultura e crendices do povo irlandês.

Onde?

É um feriado nacional na Irlanda, com direito a desfiles de rua e muita agitação. A festa também acontece em muitos outros países, como Canadá, Inglaterra, Austrália, Estados Unidos e Nova Zelândia, mas não se trata de um feriado oficial nestes locais. No Brasil, alguns poucos pubs (bares) e comunidades também comemoram este dia.

Quem?

Saint Patrick era na verdade britânico e foi sequestrado por irlandeses e levado como escravo para a Irlanda, onde ele trabalhou como pastor de ovelhas.

Depois de algum tempo, ele conseguiu escapar e voltou à Inglaterra, estudou e tornou-se padre. Anos depois, ele se tornou bispo e retornou a Irlanda para ensinar o cristianismo aos irlandeses, que na época eram pagãos.

Quais os símbolos do St. Patrick’s day?

Shamrock or threeleaf clover, em português, trevo de três folhas. Era usado pelo bispo para ensinar os pagãos sobre Deus, simbolizando a Santíssima Trindade.

Leprechaun, o famoso duende da cultura irlandesa, é um homem pequeninho, porém ranzinza, de barba ruiva que faz de tudo para proteger seu tesouro no fim do arco-íris. Durante a celebração é comum as pessoas usarem a barba ruiva e o chapéu para representar esse personagem folclórico.

Celtic cross ou cruz celta: São Patrício decidiu unir a cruz cristã com a cruz solar utilizada pelos irlandeses. Ela é usada como amuleto de proteção e também como um talismã para ajudar a ultrapassar obstáculos. É também um símbolo de fertilidade e prosperidade.

Green beer é uma cerveja verde que já existia, mas os irlandeses passaram a bebê-la no St. Patrick's Day como uma jogada de marketing. A partir dos anos 90, o governo irlandês aproveitou a data para aumentar a propaganda sobre o país e atrair mais turistas durante o mês de março. Antes disso, surpreendentemente, os pubs irlandeses tinham de fechar, por lei, todo dia 17 de março, pois é um feriado religioso.

Cada país comemora do seu jeito, além das roupas verdes, das barbas ruivas e dos trevos estampados em roupas e decorações, os países acabam representando a celebração com luzes verdes e corantes em seus maiores pontos turísticos.

Gostou de saber mais sobre St. Patrick’s day? Você sabe mais alguma coisa sobre essa data? Comente e conte pra gente!

Happy St. Patrick’s day!


© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão