Por que Valentine's Day é em fevereiro?

Você sabe porquê aqui no Brasil nos comemoramos o Dia dos Namorados em junho e nos Estados Unidos (e outros países) celebram em fevereiro? Não? Então vou te explicar direitinho!

gif

No Brasil, o dia 12 de junho é véspera do santo casamenteiro, Dia do Santo Antônio. Por causa disso, em 1948, a tradição de celebrar relacionamentos com presentes, jantares e mensagens carinhosas à pessoa amada foi criada. Entretanto, a real motivação por trás do Dia dos Namorados é totalmente comercial, já que o mês de junho é reconhecido como um mês fraco para vendas aqui no Brasil. Unindo o útil ao agradável, João Doria criou a primeira propaganda que estabeleceu a data no país. "Não é só com beijos que se prova o amor!", dizia um slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro. "Não se esqueçam: amor com amor se paga", afirmava outro.


Mas qual o motivo do Valentine’s Day acontecer no dia 14 de fevereiro?

gif

A origem da data no exterior é muuuuuito mais antiga! Há diversas histórias por trás dessa data, uma das mais famosas é a de que São Valentim era um padre de Roma que foi condenado à pena de morte no século III. O imperador Claudio II baniu os casamentos naquele século, já que acreditava que homens casados tornavam-se soldados ruins e que soldados solteiros renderiam melhor no Exército. Entretanto, Valentim não desistiu e defendeu que casar era parte do plano de Deus. Por isso, passou a quebrar a lei estabelecida e organizava cerimônias em segredo. Quando o imperador descobriu, o padre foi preso e sentenciado à morte no ano 270.


Durante o período que ficou encarcerado, o santo apaixonou-se por uma menina. No dia de sua sentença, enviou uma carta de amor à moça assinando “do seu Valentim” (em inglês, “From your Valentine”) – assim, originando a tradição de enviar cartas para a pessoa amada na data comemorativa.


Sucesso comercial

gif

Nos Estados Unidos, Valentine’s Day também virou uma grande data comercial. Além de presentes como chocolates, flores, pelúcias, roupas, joias e perfumes, há também a opção de presentes feitos a mão (handmade ou DYI). E é claro, cartões! Aproximadamente 190 milhões de cartas são enviadas na data e não somente para a pessoa amada. Crianças levam (ou fazem) cartões para todos os colegas de classe e pessoas se presenteiam entre amigos, pais e filhos. Lojas e restaurantes são decorados com velas, rosas e coisas vermelhas (cor do amor) e ficam lotados na data.


E você, o que vai fazer no Valentine’s day este ano?




© Skylimit Idiomas [email protected]

Tel: (51) 3056-4891 Whatsapp: (51)99860-2824

Rua Julio de Castilhos, 706, Santa Cruz do Sul - RS. 

Inglês | Espanhol | Alemão